quinta-feira, 31 de março de 2016

7 dicas para começar bem o dia e ser mais feliz

Crédito: Shutterstock.com
Crédito: Shutterstock.com

Sair da cama com o "pé errado" não precisa definir o humor do resto do dia. Se você deseja se sentir melhor, alguns hábitos ou atividades podem ajudá-lo. Mesmo que você esteja cheio de problemas em mente ou não tenha dormido muito bem, aposte nas sugestões a seguir para iniciar bem o dia e ser mais feliz

7 DICAS PARA COMEÇAR BEM O DIA E SER MAIS FELIZ: 1. ASSIM QUE SEU ALARME TOCAR

Quando seu alarme tocar e for hora de se levantar, invista os primeiros segundos pensando em algo especial para fazer para si mesmo no dia, como ir jogar futebol, fazer as unhas,correr no parque ou sair com os amigos, por exemplo.

7 DICAS PARA COMEÇAR BEM O DIA E SER MAIS FELIZ: 2. LEVANTE-SE LOGO

Quanto mais tempo você passar na cama adiando a hora de se levantar, mais difícil será para acordar e você, provavelmente, ficará de mau humor. Pense no que irá fazer para se alegrar, como sugerido na dica anterior, mas não deixe sua mente viajar em muitos pensamentos. Fique de pé, faça um café, tome banho e escolha a roupa que irá vestir.

7 DICAS PARA COMEÇAR BEM O DIA E SER MAIS FELIZ: 3. BEBA ÁGUA

Antes de consumir qualquer outra coisa e até mesmo de se arrumar, beba dois copos de água. Seu corpo não foi hidratado durante todo o período de descanso e a desidratação pode causar fatiga levando ao mau humor. Por conta disso é importante beber água assim que se levantar.

7 DICAS PARA COMEÇAR BEM O DIA E SER MAIS FELIZ: 4. MOVIMENTE-SE

Uma das melhores maneiras de espantar o desânimo é praticar exercícios físicos. Você pode fazer apenas alguns minutos de caminhada e alongamento ou passar algumas horas na academia, depende de sua disponibilidade. Os exercícios reduzem as tensões e aumentam as energias. Você se sentirá motivado para um dia mais feliz.

7 DICAS PARA COMEÇAR BEM O DIA E SER MAIS FELIZ: 5. INVESTIGUE A ORIGEM DO MAU HUMOR

Se você acorda completamente desanimado e não entende muito bem os motivos, investigue. Alguém disse algo para você no dia anterior? Você tem alguma reunião da qual desejaria escapar? O que estava sonhando antes do alarme despertar? Se você conseguir identificar qual é a origem do mau humor, é mais fácil superá-lo e trabalhar para melhorar o que o está provocando.

7 DICAS PARA COMEÇAR BEM O DIA E SER MAIS FELIZ: 6. SEJA GENTIL E GRATO

A generosidade e gratidão são enormes contribuintes para a felicidade. Fazer algo gentil para as pessoas a sua volta ou para desconhecidos na rua pode fazer com que você se sinta melhor com si mesmo. Além disso, identificar motivos de gratidão irá mostrar para você como já é feliz.

7 DICAS PARA COMEÇAR BEM O DIA E SER MAIS FELIZ: 7. RIA DE SI MESMO

Os comediantes costumam usar acontecimentos cotidianos para fazer piada. A diferença é que eles exageram essas situações, tornando-as cômicas. Você pode fazer o mesmo e acrescentar mais riso em seu dia. Olhe para si e para sua vida e procure aproveitar os absurdos e acontecimentos inusitados que trazem mais movimento para a rotina de maneira bem humorada.


quarta-feira, 30 de março de 2016

Não teime em entender, confie


"Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus." Rm 8:28
Mesmo quando não entender, repita isso para a sua alma e fique em Paz.
Tudo na sua vida está no controle de Deus!!! .
"Bem sei eu que tudo tu podes e nenhum dos teus planos pode ser impedido" Jó 42:2
🏻📖💭

terça-feira, 29 de março de 2016

8 coisas que as pessoas felizes fazem, mas não comenta


A maioria das pessoas gosta de pensar que é feliz, mas no fundo, elas podem não necessariamente acreditar nisso ou se sentirem realmente felizes.
Quando você olha ao redor e vê pessoas com quem cresceu tirando o máximo de proveito da vida, enquanto você continua indo para um trabalho de que você não gosta e repetindo a mesma rotina dia após dia, é fácil se sentir menos grato pela vida que tem.
Então, quais são os segredos das pessoas felizes? O que elas fazem de diferente para tirar o máximo de proveito da vida, enquanto o resto de nós apenas observa?

1. Elas dão

Focar apenas no dinheiro é a maneira mais certa de ser infeliz. De fato, em estudos sobre a felicidade, os pesquisadores descobriram que uma vez que você tem dinheiro suficiente para satisfazer suas necessidades básicas, existem apenas duas outras maneiras como que o dinheiro pode ajudá-lo. Uma delas é melhorando a sua posição social e o outra é para doar. Ao usar o seu dinheiro para ajudar aos outros, em vez de desnecessariamente amontoá-lo, as pessoas felizes se sentem como se elas estivessem fazendo uma contribuição positiva para o mundo.
 

2. Elas evitam o drama

Pessoas felizes tendem também a cuidar de suas próprias vidas. Enquanto outras pessoas se apegam a provocações e fofocas, as pessoas felizes optam por se concentrarem em suas próprias coisas. Elas prestam maior atenção em si mesmas e deixam que outras pessoas vivam e digam o que quiserem. Com certeza essa é uma maneira simples para maximizar a felicidade.

3. Elas são gratas

Elas não passam o tempo todo querendo o que as outras pessoas possuem ou sonhando com uma vida melhor. Em vez disso, elas reservam alguns momentos de cada dia para pensar sobre todas as coisas que elas apreciam e fazem questão de serem gratas por elas.

4. Elas olham para o lado positivo

Quando as coisas ficam difíceis, os verdadeiramente felizes são muitas vezes inabaláveis. Fixar-se em falhas e imaginar o pior cenário pode ser a opção padrão para a maioria das pessoas, mas se você realmente quiser ser feliz, você precisa ter fé no fato de que as coisas vão dar certo. Mantenha a sua perspectiva e saiba que, não importa o que aconteça, você pode voltar  atrás, recomeçar ou tentar coisas novas.

5. Elas valorizam os relacionamentos

Em vez de se concentrarem apenas no dinheiro e buscar implacavelmente a progressão na carreira, trabalhando longas horas, as pessoas mais felizes concentram mais do seu tempo em relacionamentos pessoais. No final de sua vida, você não vai se lembrar muito do tempo que você gastou no trabalho. Em vez disso, você vai valorizar as refeições em família e tempo compartilhado com os amigos. Colocar as pessoas antes do dinheiro é uma ferramenta poderosa para alcançar a felicidade.

6. Elas cultivam muitas partes diferentes de suas vidas

As pessoas felizes não se definem por um aspecto de suas vidas. Elas mantêm carreiras de que elas gostam, elas têm passatempos e elas adoram aprender e crescer como indivíduos. Ao prestar atenção a vários aspectos de suas vidas, as pessoas felizes não ficam sobrecarregadas quando um elemento da sua vida diária sai fora dos trilhos. Se ela levar um fora, ela ainda tem uma carreira gratificante. Se ela se lesiona e não pode jogar seu esporte favorito por um tempo, ela ainda tem amigos para sair. Não colocar todos os ovos na mesma cesta é uma chave para ser uma pessoa feliz.

7. Elas não se concentram em coisas materiais

Enquanto alguns de nós podem pensar que o shopping é uma ótima maneira de aliviar o stress e que ter coisas nos fará mais felizes, outros optam por experiências de valor. É uma delícia ter roupas novas, mas, é difícil obter o máximo de prazer de uma camisola. O que você acha de um mergulho em um recife de corais? Qual dessas histórias será mais significativa a longo prazo?

8. Elas seguem suas paixões

Finalmente, as pessoas felizes seguem suas paixões. Se elas acordarem e perceberem que estão insatisfeitas com seus trabalhos, elas não têm medo de deixá-los para perseguir algo com que elas realmente se importam. Elas assumem o risco e podem até fracassar, mas, as pessoas felizes não têm medo de colocar seu pescoço para fora e perseguir o que todo mundo está com medo de. Por isso são felizes. :)
Por STEVE KUX, via life hack
Traduzido e adaptado por Josie Conti
Do original: 8 Things Happy People Do But Rarely Talk About



Ler mais: http://www.contioutra.com/8-coisas-que-pessoas-mais-felizes-fazem-mas-nao-comentam/#ixzz443d7EGFb

NÃO DESISTA


Você pode não entender algumas situações ou achar que tudo está fora de controle. Mas EM TODO TEMPO Deus é bom. Se está difícil, lembre-se de que até na dor, Deus demonstra amor. Por isso, entregue seus medos, aflições e tudo que tem tirado a sua paz para Deus. Ele é soberano sobre TUDO e TODOS. Nada sai do controle Dele e Ele tem o governo de tudo nas mãos. Passou (ou está passando) por um momento difícil? Tente aprender a como ser uma pessoa melhor. Nada na vida acontece por acaso. Nós que escolhemos como enfrentar cada situação. Então, levante a cabeça e bola pra frente!!! Cristo cuida de você! ��

sexta-feira, 25 de março de 2016

As 10 coisas que deixam uma pessoa mais feliz


 
Crédito: Shutterstock.com
Crédito: Shutterstock.com

felicidade é um sentimento que pode ser alcançado por meio de muitas coisas, como um dia agradável com a sua família ou uma bela barra de chocolate. Além disso, o sentimento varia muito entre as pessoas e o que satisfaz você talvez não seja o melhor para o seu amigo. Entretanto, o site BuzzFeed reuniu uma lista com 10 estudos internacionais que identificam quais são as coisas capazes de realmente fazer um ser humano feliz. Confira quais são os itens da lista e invista na sua felicidade.



AS 10 COISAS QUE DEIXAM UMA PESSOA MAIS FELIZ: 1. ELOGIOS

Pesquisa patrocinada por uma empresa de refrigerantes mostrou que ser elogiado melhora o humor de 41% das mulheres. O índice é maior do que o da satisfação trazida por sexo ou chocolate.

AS 10 COISAS QUE DEIXAM UMA PESSOA MAIS FELIZ: 2. SEXO

O pesquisador Carsten Grimm, da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, pediu que as pessoas respondessem, por mensagem de texto, em qual ocasião elas se sentiam mais felizes. O sexo foi apontado com a atividade mais prazerosa.

AS 10 COISAS QUE DEIXAM UMA PESSOA MAIS FELIZ: 3. CHOCOLATE

Sexo e chocolate são os principais rivais em estudos sobre prazer e felicidade. De acordo com a pesquisa mais recente, realizada em 2011, as mulheres preferem sexo a chocolate. Outro estudo, entretanto, apontou que 52% das mulheres escolheriam chocolate no lugar de sexo se o objetivo é melhorar o humor. Um terceiro estudo mostrou ainda que 39% das mulheres solteiras preferiam ficar sem sexo durante um ano a abrir mão do chocolate.

AS 10 COISAS QUE DEIXAM UMA PESSOA MAIS FELIZ: 4. BEBER

A mesma pesquisa da Universidade de Canterbury, realizada pelo pesquisador Carsten Grimm, mostrou também que beber é a segunda atividade mais prazerosa para as pessoas, ficando atrás apenas do sexo.

AS 10 COISAS QUE DEIXAM UMA PESSOA MAIS FELIZ: 5. AMIGOS

Ainda de acordo com o estudo da Universidade de Canterbury, “socializar” é uma das atividades preferidas das pessoas, responsável por deixá-las mais bem humoradas.


7 dicas para começar bem o dia e ser mais feliz


AS 10 COISAS QUE DEIXAM UMA PESSOA MAIS FELIZ: 6. DINHEIRO

Estudo inglês apontou que dinheiro traz menos felicidade que o sexo. Fazer sexo uma vez por semana, por exemplo, é considerado mais responsável pela felicidade do que US$ 50 mil por ano.

AS 10 COISAS QUE DEIXAM UMA PESSOA MAIS FELIZ: 7. EXERCÍCIOS

Pesquisa compilada pelo BuzzFeed apontou que as pessoas se sentiam mais felizes quando se exercitavam. A prática de exercícios físicos, no entanto, não aparece na lista das dez principais responsáveis pela felicidade gerada pela pesquisa da Universidade de Canterbury.

AS 10 COISAS QUE DEIXAM UMA PESSOA MAIS FELIZ: 8. RELIGIÃO

Pesquisa realizada entre os anos de 2005 e 2009 mostrou que a religião tem uma participação importante no nível de felicidade das pessoas. Porém, o resultado refere-se apenas aos países onde há falta de comida, trabalho ou assistência médica. Nos países ricos o efeito não acontece.

AS 10 COISAS QUE DEIXAM UMA PESSOA MAIS FELIZ: 9. COMPRAS

Pesquisa de 2011 apontou que comprar alguma coisa tem o poder de deixar as pessoas mais felizes. Contudo, a mesma pesquisa detectou que fazê-lo em excesso pode afetar a vida erótica e, em consequência, diminuir a alegria de viver, já que o sexo é um dos principais responsáveis pela felicidade das pessoas.

AS 10 COISAS QUE DEIXAM UMA PESSOA MAIS FELIZ: 10. CUIDAR DE CRIANÇAS

O mesmo estudo da Universidade de Canterbury aponta que cuidar de crianças deixa as pessoas muito felizes. No entanto, é preciso ter cuidado. Outro estudo mostra que cuidar dos próprios filhos é uma das atividades que as pessoas menos gostam.

quinta-feira, 24 de março de 2016

Maturidade

Todo peso que eu carrego sobre os meus vinte e poucos anos, me trouxe também muita maturidade. Olhar pra trás e repudiar tudo que fiz até aqui, me trouxe a decência e a coragem de reconhecer meus erros e deixa-los lá trás. Fui aprendendo aos poucos a não me prender ao passado, pôr que lá, não tem nada me esperando. Aprendi a olhar pra frente de um jeito novo, descobri o quanto amor eu ainda tenho em mim, e passado nenhum vai me arrancar isso. Passado nenhum tem o poder de me inquietar, de me reprimir e me acovardar. Aprendi a deixar as pessoas livres, ainda que eu queira muito que elas se prendam a mim, ninguém tem o direito de aprisionar ninguém. E os sentimentos mais bonitos que eu já conheci, eram livres. O que tiver que ser meu, vai chegar até mim ileso. Essa é a primeira lição importante. A segunda é que, nenhum sofrimento é eterno. Tudo passa, o tempo tem o poder de cicatrizar feridas, e cicatriz é uma marca que talvez você carregue pra sempre. Mesmo que a gente pense que não. Nem a felicidade tem o poder de durar pra sempre quem dirá a tristeza. Aprendi a ter a humildade de reconhecer que a gente nunca sabe tudo e que na verdade, da vida, a gente nunca sabe nada. A terceira e última lição que aprendi foi sobre o amor. Fomos feitos pra amar, fomos feitos de amor e quando encontramos alguém que não entende isso, é uma lástima. Mas aprendi a nunca me culpar por amar demais quem não sabe receber bem o amor em sua casa.

Tainá Sampaio

terça-feira, 22 de março de 2016

A pessoa certa pra você


Muitas pessoas me perguntam como foi o meu tempo de espera. Se foi difícil {sim!}, quanto tempo demorou e o que eu fazia durante esse período. Eu aprendi nesse tempo que esperar em Deus é um tempo de preparo.
Durante muito tempo, eu tive problemas de auto-estima. Não me achava bonita o bastante, o suficiente para fazer alguma coisa e deixava que a insegurança falasse sempre mais alto. Sempre fui cristã, mas dentro de mim existia um vazio que eu achava que só seria preenchido por algum relacionamento ou por alguém. Namorei duas vezes  serio na vida,mas nunca dei uma folga pro meu coração. Ficava interessada em um menino, depois outro. Estava tentando me encontrar e preencher o vazio ao mesmo tempo. Por isso meu tempo de espera foi tão especial. Eu precisava de cura, precisava me encontrar em Cristo e precisava saber quem eu era Nele. Quando decidi esvaziar meu coração e deixar Deus tomar conta de cada cantinho dele, eu entendi que Cristo era do tamanho desse vazio que eu sentia e que não poderia ser preenchido por ninguém mais. No meu tempo de espera eu me encontrei nEle. Orei como nunca antes e me aquietei. Resolvi descansar meu coração.
Antes de ser uma pessoa casável, nós precisamos ser saudáveis e entender que um relacionamento não vai {nunca} nos completar. Se o seu coração não estiver em Deus, não adianta. É só por Ele e com Ele que somos completos. Ele diz quem somos!
A pessoa certa vai agregar, não preencher você. Meu processo começou de cura,ainda não terminou. ...
Deus  colocou na minha vida pessoas muito especiais,  no momento certo. Elas sao meu respiro nesse processo. Não estou pronta, luto ainda com a minha alma. A diferença é que não me deixo abater por ela. Quando estou fraca e insegura, lembro que sou forte em Cristo e trago a minha memória o que Ele pensa sobre mim.
Não tenha medo de esperar. Esse é seu tempo de preparo! Deus vai restaurar sonhos, preencher seu coração e te mostrar quem você REALMENTE é Nele. Minha oração é para que você mergulhe de cabeça nesse tempo e viva TUDO que Ele preparou para você! 💛

segunda-feira, 21 de março de 2016

Não se acomode

#Repost @solalmeidaa with @repostapp
・・・
" A zona de conforto é um lugar maravilhoso. Pena que nada cresce lá! Muitas coisas grandiosas estao te esperando depois da barreira que está tentando te limitar.. Valorize seu potencial.... Tem poder quem age!!!

domingo, 20 de março de 2016

Cada coisa a seu tempo


Deus tem um tempo certo para todas as coisas, Ele ouve suas orações, sabe suas necessidades e conhece seus sonhos e planos. Aquiete o seu coração, as vezes Deus diz "não", as vezes Ele diz "sim" e as vezes Ele diz "espere". O tempo é necessário para que tudo se ajeite, para que Deus trabalhe e para que seu coração se prepare. No tempo certo tudo dará certo, não sei se hoje, amanhã ou depois, mas sei que Deus fará seus sonhos se realizarem e seus planos se cumprirem e se algo não for como você tem sonhado e pedido, confie, os planos de Deus são maiores e melhores. Não deixe que o tempo leve sua fé, renove a esperança de que sempre haverá um caminho iluminado para aqueles que esperam em Deus, e que esse caminho nem sempre haverá flores, mas sempre haverá Deus, te guiando, protegendo e te sustentando. Eu sei que não é fácil, mas quando o tempo passar e em sua vida se cumprir o melhor de Deus, então irá entender que vale muito mais a pena esperar e confiar em Deus.
Texto: Yla Fernandes

Sobre estar só

#Repost @deustudopodefazer with @repostapp
・・・
Na vida estamos sempre recebendo críticas. Sempre encontraremos pessoas difíceis que tentarão nos perturbar e roubar a nossa paz. Mas não precisamos dar ouvidos a elas, podemos seguir em frente e deixar que Deus lute por nós!
Muitas vezes, não importa o que você diga ou faça, as pessoas não acreditarão em você. Talvez não irão com a 'sua cara' ou simplesmente não irão torcer pelo seu sucesso. Por isso aprenda uma coisa: quando uma pessoa está ferida, geralmente ela acaba ferindo as outras. Então tire seus olhos do ser humano e coloque em Deus, pois só Ele não te decepciona!
Certa vez, Jesus enviou seus discípulos para visitar algumas casas e Ele disse para declararem a paz sobre todos que estivessem nelas. Veja:
.
"Quando entrarem numa casa, digam primeiro: Paz a esta casa. Se houver ali um homem de paz, a paz de vocês repousará sobre ele, se não, ela voltará para vocês" (Lucas 10:5-6).
.
Isso mostra que, se você fizer o seu melhor para estar em paz com as pessoas, mesmo que eles não recebam sua paz, ela voltará para você. Você não perde nada em dar o seu melhor. Quando você faz a coisa certa, como se fosse para Deus, não importa como os outros reagirão, Deus sempre te recompensará!
#Deus
#DeusTudoPodeFazer
#BomDia
#Medite_Na_Palavra
Indico👉@DiarioDeUmAdorador

sábado, 19 de março de 2016

A dor do crescimento


O maior inimigo do nosso futuro é o nosso PASSADO!!!
Lembranças que não gostaríamos de ter, erros que nos arrependemos de ter cometido, relacionamentos que gostaríamos de nem ter vivido ou que até gostamos de viver mas que já passaram, sonhos que ficaram pelo caminho, perdas, coisas das quais nos envergonhamos, pecados e muitos pecados...
Basicamente essa é a constituição do passado de todos nós...
Alguns tentam apaga-lo, destruí-lo ou nega-lo, mas isso não é necessário!!! Passado não se apaga, passado simplesmente se supera...
Deus perdoa e joga os nossos erros no mar do esquecimento, mas nós o conhecemos, satanás é perito e muitas pessoas usadas por ele sempre vão tentar lança-lo em nosso rosto...
Todos os dias um pensamento ruim, uma lembrança, ou até mesmo uma pessoa tentará lembrar seu passado, o que ficou pra trás, um erro que você cometeu ou algo pra te desanimar...
E o que você deve fazer???
Negar??? Mentir??? Fingir que não era você aquela pessoa que errou tanto???
Certamente que NÃO!!!
Um cristão sarado e alguém que realmente venceu o seu passado, consegue olhar nos olhos de quem vier lembrá-lo e dizer:
- Você pode até estar dizendo a verdade, EU FUI essa pessoa mas hoje não sou mais, EU VIVI isso, mas hoje essa é uma verdade que ficou pra trás. E o meu passado hoje, nada mais é do que um espectador surpreso do futuro com o qual Deus me presenteou!!!
Passado ninguém perde nem tempo justificando ou se envergonhando, a gente simplesmente encara, reconhece, conserta o que der, respira fundo, pede perdão e agradece a Deus por tê-lo vencido e responde pra quem lhe perguntar: - Meu Passado??? Não importa, EU NÃO VIVO MAIS LÁ!!!
Rompa com os pecados antigos, os erros repetitivos, relacionamentos quebrados ou destruídos e com os sonhos partidos, DEUS TEM O NOVO para a sua vida...
Por isso, deixe o passado em seu lugar e viva a cada dia o presente e o Futuro de um Deus que tem nas mãos a caneta que escreve a sua história...
E quer saber??? A única coisa boa que existe sobre o passado, É SABER QUE ELE JÁ  PASSOU!  🙏🙌😉

domingo, 13 de março de 2016

Como reagir quando se é desprezado por alguém? 

Por. Elis Caleone

“ O desprezo é a forma mais sutil de vingança”


Há muito a se pensar e discutir sobre desprezo, Infelizmente, existem pessoas que desprezam as outras . Existem pessoas que se julgam superiores, por aparência, condição social, nível intelectual e se sentem no direito de menosprezar os demais. O que nos resta agora é saber os mecanismos por trás do desprezo. Ser desprezado, faz-nos sentir inferior e ficamos procurando respostas que talvez não existam, atribuímos culpa a nós mesmos , achando que fizemos alguma coisa, sendo que na verdade, a pessoa que te despreza, se sente "por cima" e superior à você, ou o inverso, se sente menos, então te despreza, para te entristecer. 
 Como reagir quando se é desprezado por alguém?
Resolvi pesquisar sobre o assunto e  olha que eu encontrei :
No dicionário:
1. Ato ou efeito de desprezar.
2. Falta de apreço ou de consideração por algo ou alguém; sentimento de superioridade em relação a algo ou alguém. = DESCONSIDERAÇÃO, DESDÉM ≠APREÇO, CONSIDERAÇÃO, ESTIMA
3. Sentimento de repulsa ou aversão.

 No Wikipédia:
Desprezo é um intenso sentimento de desrespeito e antipatia. É semelhante ao ódio, mas implica um sentimento de superioridade. A pessoa desprezada é considerada indigna. Desprezo pode estar relacionada a sentimentos de indignação e amargura.
Desprezo é um desprezo forte emocional, com base na convicção da inutilidade das pessoas afectadas ou suas instituições.
O desprezo surge a partir da avaliação de outra pessoa como inferior.
O principal impacto do desprezo é uma persistente desvalorização da pessoa ou da instituição em todas as áreas possíveis e uma conseqüente não-conformidade com a pessoa ou grupo social.



Na Web:
Desprezar o outro geralmente é entendido como a pessoa esta muito cheia de si mesma, autoconfiante. Quando a pessoa despreza, ela mostra suas inseguranças em relação ao outro, a dificuldade de como proceder; muitas pessoas negam veemente o fato de desprezar o outro, dizem que foi necessário, ou mesmo que não perceberam que desprezaram, e quando se dão conta, se culpam por isso, é o mecanismo de defesa (Freud) chamado racionalização, onde se procura motivos justificáveis para as atitudes.
A pessoa desprezada por sua vez, ao se remoer por ódio, deseja a vingança, tenta entender o motivo de ação do outro, e deixa isso influenciá-lo negativamente, se deve acreditar que o problema esta em quem é desprezado e não em quem despreza.
A verdade é que quem despreza se “auto-rejeita”, porque desprezo nada mais é do que mostrar que quem despreza tem problemas relacionados à própria auto-estima e não consegue aceitar a rejeição que tem por si, e projeta essa rejeição nos outros. Acontece quando a pessoa se sentiu extremamente desprezada, e não conviveu bem com a situação, então adota o comportamento com os outros a fim de minimizar a dor sentida um dia; consciente ou inconscientemente adota se a postura: “eu te desprezo antes que me despreze”, sentindo algum domínio sobre a situação. Tudo gira em prol de não se sentir desvalorizado; é uma forma reativa, mas que não permite que o outro chegue onde deseja. Quem rejeita faz com o objetivo que o outro seja influenciado e forme uma auto-imagem negativa, onde se começa a pensar que tudo o que ele faz esta errado, e todo a culpa é atribuída a ele. Reflexos da rejeição começam a ser gerados.
Quando se é desprezado, para tentar encontrar o caminho certo, deve se analisar se o desprezo é justificável. Depois disso, analisar quem despreza, pois por mais que pareça que esta se auto-valorizando, não é bem assim, o desprezo significa falta de auto-estima, é a necessidade patologia de diminuir o valor do outro, quem despreza geralmente já se sentiu tão diminuído, tão sem importância que quer fazer com que os outros se sintam assim também é uma formação reativa que é quando os desejos são substituídos pelo oposto do desejo real.
Ha um ditado que diz “quem desdenha quer comprar”, a partir dessa compreensão quem é desprezado deve adotar a atitude mais natural possível, entendendo então o mecanismo de reação mental do outro e tal atitude. Segundo Thomas Fuller, “Muitos conseguem suportar a adversidade, mas poucos toleram o desprezo.” isso porque ao ser desprezado tentamos encontrar qual defeito nosso não foi aceito, para então tentarmos corrigi-lo, mas isso nem sempre é possível, porque quem despreza ao menos tem em vista um motivo real, isso faz com que o desprezado vá atrás de quem o despreza, fazendo com que o mesmo sinta “Poder”, continua desprezando pois naquele momento, se sente valorizado, criando um ciclo.

Sabendo também que muitos usam o desprezo também como arma de sedução, “desvalorizando o produto para levar mais barato” ou simplesmente como mecanismo de defesa, o que deve se fazer é avaliar a situação e sempre ter em mente que o que não se pode alcançar é melhor desprezar, por que assim ninguém precisa reconhecer suas falhas e deficiências,então o ‘ defeito’ pode não estar necessariamente em você, e sim nos sentimentos que os outros tem em relação a você.
Desprezar os outros pode ser entendido quando a pessoa: está com seu foco muito concentrado nela mesma ou nos seus problemas; está com medo da interação por insegurança (não sabe ao certo como proceder); está numa fase muito egoísta (não se importa muito com outras pessoas); está com pavor social; ou é muito tímida e introspectiva (vive mais no seu mundo particular). “Ocorre muito de a pessoa desprezar e não saber disso, pois na verdade enxerga esse seu comportamento como uma autodefesa, principalmente nos casos da fobia social e da timidez. Elas negam esse comportamento de desprezo, pois para elas foi só um ato necessário naquele momento. Após algum tempo, podem perceber que desprezaram e se culpam internamente”, diz Marcelle Vecchi (terapeuta neurolinguística)
        Então.... Como reagir quando se é desprezado por alguém?

Interagir é preciso
Em qualquer tipo de interação social o indicado é agir com transparência. A terapeuta dá uma dica de como proceder quando somos desprezados. “Devemos deixar nosso orgulho de lado, nos aproximarmos dessa pessoa e dizer: "Fulano, nesse momento percebi que você me desprezou, sei que isso pode estar acontecendo sem que você perceba, por isso resolvi falar com você às claras. Se eu puder ajudá-lo de alguma forma estou à sua disposição", sugere. Se agirmos com nosso orgulho ferido, provavelmente, a conversa terá um tom de crítica ou agressividade, e ninguém ganhará com isso. A pessoa que é desprezada e guarda tudo para ela, remoendo o que aconteceu, tem grandes chances de ser afetada negativamente na sua auto-estima porque leva para o lado de se sentir diminuída, acreditando que o problema está com ela. E pode cada vez mais evitar situações por medo da rejeição. Mas muitas vezes o problema não está com quem é desprezado e sim com quem despreza.
Sem desprezo:
:: Pratique o ato de dar importância às pessoas, lembre-se que podemos aprender com qualquer um; evite selecionar pessoas, pois todas são importantes
:: Lembre-se que os seus problemas são do mesmo tamanho dos de qualquer um, só parecem maiores porque são seus, compartilhe-os, você pode encontrar soluções que não havia pensado
:: Procure agir com transparência, mesmo que for para não interagir - "Desculpe-me, mas agora não estou com vontade de conversar, assim que eu melhorar te procuro"
:: No caso da timidez - lembre-se que todos somos do mesmo tamanho, ninguém é melhor ou pior, não tenha medo da opinião dos outros, você também tem muito a contribuir
Quem despreza os outros na verdade se ‘auto-rejeita’
O desprezo é um comportamento de muitas faces. Ele pode comprometer a imagem que os outros têm a respeito de nós, como também dificultar as relações. A psicóloga clínica Vera Márcia Paráboli Milanesi, pós-doutorada pela Universidade de São Paulo, falou ao Diário sobre este problema:
Diário da Região - O que se deve entender por desprezo? As pessoas confundem o conceito?
Vera Márcia Paráboli Milanesi - Desprezo é um sentimento de desdém, falta de estima ou de consideração pelo outro, que se manifesta por comportamentos de desvalorização e rejeição. Quem despreza não leva em consideração gostos, personalidade, necessidades e sentimentos do outro. Quem despreza não quer enxergar o outro como um ser humano com os mesmos direitos e necessidades.

Diário - O que leva uma pessoa a adotar o comportamento de desprezar os outros?
Vera Márcia - Na verdade o desprezo pelo outro revela um desequilíbrio emocional, pois a atitude saudável para todo ser humano é reconhecer o seu próprio valor e também os valores do outro com quem se relaciona. Somente esse reconhecimento possibilita o desenvolvimento de uma relação gratificante, em que há verdadeira troca e crescimento. Geralmente quem despreza tem problemas com sua auto-estima e não consegue se aceitar verdadeiramente e essa auto-rejeição acaba se transformando em rejeição pelos outros. Isso pode vir de longa data. Há situações em que a pessoa já se sentiu um dia extremamente desprezada e sofreu muito por isso. Para tentar minimizar a dor causada por esse desprezo, acabou, consciente ou inconscientemente, adotando esse comportamento com relação aos demais. Cria-se, assim, de forma inconsciente, a seguinte linha de raciocínio: “Devo desprezar antes de ser desprezado”, ou “devo desprezar para não ser desprezado”. Tudo isso pode se dar no nível inconsciente e é uma defesa contra a dor de se sentir desvalorizado. Infelizmente, esse tipo de comportamento reativo não permite que o indivíduo atinja seu verdadeiro objetivo - obter consideração e afeto do outro - e seu desprezo gera mais frieza e desconforto em suas relações atuais. Cria-se aí uma cadeia sem fim de desencontros e sofrimento psíquico.

Diário - Há pessoas que sempre desprezam, mas não percebem que agem assim? O que acontece nestes casos?
Vera Márcia - Sim, pessoas que não conseguem elaborar seus sentimentos, que não se conhecem suficientemente, podem achar que seu comportamento é absolutamente normal e saudável. Podem, inconscientemente, estar negando seu comportamento e a causa geradora do mesmo. Por exemplo: um desprezo ocorrido na infância por parte de um dos pais. Para tentar minimizar ou neutralizar esse sofrimento, busca desprezar antes de ser desprezado, mas o que encontra é, mais uma vez, a dor e a insatisfação.

Diário - Como lidar com o desprezo? Quando nos sentimos desprezados, o que fazer para que não sejamos afetados?
Vera Márcia - Quem se sente desprezado deve, em primeiro lugar, fazer uma auto-análise para ver se seu sentimento está compatível com o comportamento dos outros ou se é fruto de uma carência que precisa ser cuidada, muitas vezes com uma ajuda profissional. Se a conclusão for que a atitude está compatível com o desprezo real do outro, é necessário tentar entender que o desprezo, na verdade, demonstra uma falta de equilíbrio de quem está desprezando. Importantíssimo perceber que embora à primeira vista pareça que aquele que despreza está se valorizando excessivamente, é o inverso que está acontecendo, pois o desprezo significa falta de auto-estima, está gerando uma necessidade patológica de diminuir a importância dos outros. Quem despreza já se sentiu um dia tão pequeno e sem importância que para ir contra esse sentimento tem de provar que o outro também não é importante. Quem é desprezado deve lembrar-se, então, do velho ditado: “Quem desdenha quer comprar”, para saber que, de alguma forma, possui qualidades ou características que o outro valoriza, mas que, por medo de se sentir desvalorizado, não consegue admitir e muito menos expressar. A partir dessa compreensão, o comportamento será o mais natural possível.

Diário - Como agir com quem nos despreza?
Vera Márcia - No nível das relações humanas, devemos sempre tentar “agir” e não “reagir” aos comportamentos dos outros. Assim, nossas ações devem ser pautadas por nossos desejos e necessidades, e não devem ser nunca reações à atitude de desprezo do outro. A partir da compreensão do funcionamento mental do outro, percebendo que ele, na verdade “despreza o que quer comprar”, podemos “agir” com naturalidade e não “reagir” ao seu desprezo. Para entendermos bem a diferença entre ação e reação, podemos imaginar a seguinte situação: se eu preciso do favor de alguém e não consigo solicitá-lo por ter sentido que essa pessoa me desprezou, estou apenas reagindo ao seu comportamento. Se, ao contrário, consigo ver que o seu desprezo é um problema dele e não meu, consigo solicitar meu favor e aumentar a possibilidade de atingir meu objetivo.

Diário - Que influência o desprezo pode ter na auto-estima das pessoas, no seu poder de interação com os demais?
Vera Márcia - Todo ser humano precisa ser respeitado e valorizado como um ser único. O desprezo, portanto, vai de encontro a essa necessidade humana e fere a auto-estima. Desprezo gera desprezo: quem se sente desprezado terá uma tendência a desprezar os outros quando esse sentimento não é bem elaborado e assimilado.

Diário - Que dicas você dá para que evitemos o desprezo?
Vera Márcia - Para não agir com desprezo, a pessoa tem de, em primeiro lugar, ser capaz de reconhecer-se como um ser humano único e diferente de todos os demais. Conhecer suas qualidades e valorizá-las para poder amar-se como realmente é. Somente quando consegue se valorizar poderá também valorizar o outro como um ser único, e, embora diferente, também merecedor de consideração e respeito. Essa é a atitude saudável esperada de todo ser humano, mas infelizmente nem todos conseguem trabalhar seus sentimentos para agir assim.
          Fontes: Diário Web & Longevidade.net.

sábado, 5 de março de 2016

Largue o copo





Um palestrante, falando sobre gerenciamento do estresse em uma palestra levantou um copo d'água. Todos pensaram que ela perguntaria "Meio cheio ou meio vazio?". Mas com um sorriso no rosto ela perguntou "Quanto pesa este copo de água?"
As respostas variaram entre 100 e 350g.
Ela respondeu: 
"O peso absoluto não importa. Depende de quanto tempo você o segura. Se eu segurar por um minuto, não tem problema.
Se eu o segurar durante uma hora, ficarei com dor no braço. Se eu segurar por um dia meu braço ficará amortecido e paralisado. Em todos os casos o peso do copo não mudou, mas quanto mais tempo eu o segurava, mais pesado ele ficava".
Ela continuou:
"O estresse e as preocupações da vida são como aquele copo d'água. Eu penso sobre eles por um tempo e nada acontece. Eu penso sobre eles um pouco mais de tempo e eles começam a machucar. E se eu penso sobre eles durante o dia todo me sinto paralisada, incapaz de fazer qualquer coisa".
Então lembre-se de "largar o copo"..
Pense nisso