domingo, 31 de janeiro de 2016

Felicidade dos F.oes

Como a gente mede felicidade?
Quantas vezes sentimos aquele frio na barriga,de sensação de emoção nova?
Quando lembramos o primeiro beijo?
Quando estamos na capa da revista ?
Ou medimos, pela quantidade de likes nas redes sociais?
Felicidade é ir dormir sempre com a sensação de que somos os F.oes (✖↔;-) &+;!)
Mandamos em mais gente?
Para uns felicidade é dinheiro, para outros sair dos becos sem saída, para outros, estar no topo...
Bem, eu, definitivamente não sei como é medida,definida, mensurada, avaliada e selada a cara de gente feliz...
Só sei dizer que entendo que, o equilíbrio entre nossas risadas fáceis, a vontade de ver quem você ama bem, e até quem você não ama tanto assim bem, já é poder se considerar feliz.
Você pode desejar o mal para os infelizes que te desejam o mal, ou pode desejar que eles apenas te deixem viver a sua vida e respeitem suas escolhas...considere o fato de que cada um só pode dar o que tem... Enquanto eles te desejam mal, você reza, para que eles sejam como Jesus e melhores que você.

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Recolher-se

Texto da Lya Luft

"Às vezes é preciso recolher-se. O coração não quer obedecer, mas alguma vez aquieta; a ansiedade tem pés ligeiros, mas alguma vez resolve sentar-se à beira dessas águas. Ficamos sem falar, sem pensar, sem agir. É um começo de sabedoria, e dói. Dói controlar o pensamento, dói abafar o sentimento, além de ser doloroso parece pobre, triste e sem sentido. Amar era tão infinitamente melhor; curtir quem hoje se ausenta era tão imensamente mais rico. Não queremos escutar essa lição da vida, amadurecer parece algo sombrio, definitivo e assustador. Mas às vezes aquietar-se e esperar que o amor do outro nos descubra nesta praia isolada é só o que nos resta. Entramos no casulo fabricado com tanta dificuldade, e ficamos quase sem sonhar. Quem nos vê nos julga alheados, quem já não nos escuta pensa que emudecemos para sempre, e a gente mesmo às vezes desconfia de que nunca mais será capaz de nada claro, alegre, feliz. Mas quem nos amou, se talvez nos amar ainda há de saber que se nossa essência é ambigüidade e mutação, este silencio é tanto uma máscara quanto foram, quem sabe, um dia os seus acenos."

sábado, 23 de janeiro de 2016

Sempre dá pra ser mais leve


Sempre.
Eliminar o que faz a gente se sentir mal...
não deixar que as vozes e olhares tirem de você,  a paz, a tranquilidade e a força pra viver.
Deixar pra trás, quem já não quer o seu bem, ou não admite que você tem o direito de ficar melhor.
Cuidar melhor da própria vida,
da alimentação,
filtrar o que vê na televisão,
evitar pessoas nervosas e negativas,
não deixar que as pessoas nos use
não ficar remoendo o passado,
não antecipar os acontecimentos
calar
orar
falar com Deus sobre tudo,
ler um livro,
ir à praia
sair da rotina
dar mais atenção para quem realmente importa,
pensar muito, antes de cada decisão,
ser mais positivo,
arrumar a casa,
doar o que não te serve mais,
ser realista
ser sonhador,
continuar a ter fé na vida!



quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Faxina na alma


Sim, estou, fazendo faxina... e descobrindo como é tóxico, dar tanta importância ao que os outros falam ou pensam sobre mim.
Preciso aprender de uma vez por todas, o que vale ou o que não vale a pena, ter por perto, ou quem ter por perto,
Eu sei o que é importante
Eu sei o que preciso 
Eu sei onde quero chegar!

sábado, 16 de janeiro de 2016

Mulher de verdade

MULHER DE VERDADE...

   Qual é a mulher de verdade? Aquela capa de revista perfeita, teoricamente irretocavel? A que vemos na televisão diariamente, sempre maquiada, bem produzida? Enfim, como definir a mulher de verdade?
    Ah! Essa é fácil, a mulher de verdade não precisa de retoques, ela pode não ser perfeita como a capa de revista, mas ela tem a sua perfeição, possue seu encanto, todas as mulheres o possuem, principalmente as de verdade que reúnem qualidades que nos fazem virar a cabeça sempre que passam.


   Toda mulher tem seu encanto, pode ser um jeito de olhar, o tom da voz, a maneira como se porta em público, o jeito como lida com as pessoas, enfim, vários encantos que fogem do lugar comum da beleza puramente plástica.

   Uma mulher de verdade, sabe a hora de ser mulher, de se portar como mulher, e a hora de agir como uma menina, brincar, rir, divertir-se... a mulher de verdade não tem medo de voltar a ser criança por alguns instantes e libertar-se da ditadura da beleza. Ela pode tomar chuva, andar descalça carregando os sapatos nas mãos e ao invés de amaldiçoar o temporal, divertir-se com a situação.


  Uma mulher de verdade sabe que cuidar-se não significa estar sempre impecável como as atrizes na televisão, ela sabe que mesmo com sua camiseta surrada, o cabelo preso, a calça de moletom velha, ela é uma mulher, e se porta como tal, ela sabe se movimentar com o salto ou as pantufas... a mulher de verdade sabe.

  Todas possuem encantos...  todas merecem respeito, admiração, imaginem como a ditadura da beleza as atinge em cheio e as cerca com comparações, nada de "photoshop", a mulher de verdade, se ela está com você realmente, e você com ela... já será perfeita.

  Enquanto elas podem dizer que homens mais velhos são como vinho, nós podemos dizer que elas são como um champagne raro, que mantém seu frescor e jovialidade com o passar do tempo.

  Elas (as mulheres de verdade) são perigosas... e elas sabem disso.

  Sim, perigosas, elas sabem conquistar, sabem ocupar seu espaço, e se forem tão companheiras quanto boas "conquistadoras" nenhum território resistirá aos seus encantos. A mulher de verdade, assusta os menos preparados com a sua independência, sua firmeza de caráter e opinião, ela não se deixa levar por modismos quando o assunto é o relacionamento.

  Buscar a mulher perfeita pode ser utópico, tanto quanto o "par perfeito" que eu já citei em outro texto, mas para quem aprendeu a admirar estas criaturas que entre tantos dons tem o de gerar uma vida dentro de sí, ficar impassível diante daquela que te faz virar a cabeça é uma tarefa grandiosa demais. E ela certamente  o sabe.

  Quando for buscar a mulher perfeita, pense que ela pode não estar no pôster, ou por trás daquele sorriso que encanta à todos, mas saiba que na hora certa são elas quem saem com a caça...   e para não cair nas armadilhas delas, só tem um jeito, viver dentro de um cofre, e ainda assim você sabe que elas descobrem o segredo.
"Ela... a mulher de verdade, está além do que os olhos veem."
(Quem não sabe como olhar, jamais vai compreender)

Ela está... além da superfície.
  A mulher perfeita não se faz perfeita, ela é em sua essência e simplicidade, dona de uma beleza que pode não saltar aos olhos, mas que com certeza aguça e provoca os sentidos, da brejeira e simples menina do interior, as mulheres da cidade grande, "gatas" de praia... não importa, a mulher de verdade se sobressai na multidão, não é uma roupa, um perfume, um corpo apenas, é o conjunto da obra, de uma obra de arte.

  Como diria Michellangelo referindo-se à um bloco de mármore bruto, "...a obra de arte está aí, é só retirar o excesso..." resumindo, a mulher de verdade vem sem os excessos.


     Quando um homem  sabe reconhecer uma mulher de verdade, quando está aberto aos encontros e desencontros, ele observa, ele ouve, ele analisa... pode parecer frio, mas quando ele encontra ou ao menos imagina que possa ter encontrado uma "mulher de verdade", ele evita aproximar-se de maneira afoita, ou deixando bem claro que ele se interessou, ele vai deixar os elementos e os fatos à sua volta corroborarem ou não esta descoberta. Se ela for dona desta maturidade... desta condição especial...  só uma decisão errada poderá transformar este encontro em desencontro. E esta condição, vale para ambos.


     A mulher de verdade separa aventuras de oportunidades reais, ela tem maturidade e nas suas decisões, encanta e conquista.



    ( e mesmo sendo uma agulha num palheiro... a mulher de verdade brilha, é preciso estar atento para não deixá-la passar... e será difícil não notá-la, não são os olhos que a vem, mas sim a alma, este é o encontro ideal. O das almas )
   E para finalizar...     sou louco por elas, com ou sem excessos, todas são cada qual à sua maneira, uma obra de arte,  merecem nosso respeito e admiração, ocupam seu espaço muitas vezes sem alarde algum, e trazem para o nosso mundo aquela sensibilidade que nos falta, a arte não precisa ser explicada...             . 

  (esta poderia ser uma conversa de bar com amigos, uma constatação que surge em alguns momentos de conversa durante uma festa, um encontro,  mal sabem elas que as opiniões vão muito além do óbvio, todo homem quer uma mulher de verdade, e toda mulher de verdade quer um homem que entenda isso... neste caso a recíproca sempre será verdadeira) a ditadura da "estética" atinge homens e mulheres, mas a maturidade é que determina quem vê além da superfície e quem sabe o que quer.

   MULHER DE VERDADE... QUER HOMEM DE VERDADE...  E VICE VERSA.         

Fonte  http://tempodepraia.blogspot.com.br/2011/04/mulher-de-verdade.html

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Sobre as decepções da vida

Sobre as decepções de cada dia...


Ainda não aprendi a não me frustrar, e não descobri onde fica o botão "desligar" da ansiedade. E há momentos em que a ansiedade por algo importante que me traga mudanças positivas se junta às decepções pelo que não logrei, virando uma tempestade sem fim. É hora de me encolher na chuva, me segurar para que a ventania não me arraste, e me lembrar de que sou a melhor companhia para esses momentos: segundo tudo o que sei e vivi até hoje, vai passar. Me digo que em breve olharei para trás e estarei rindo de tudo isso, e seja o que for, estarei comigo.

Me pergunto como seria minha vida se nada do que eu amei tivesse tido fim, se todos os  meus caprichos tivessem sido atendidos e se a vida me desse prontamente tudo o que eu desejava sem que eu tivesse derramado nenhuma lágrima ou gota de suor: que droga, heim?! Quer eu aceite ou não, é normal, faz parte, e nunca nada foi em vão. Me levanto pra seguir o caminho que tracei sem distrações. O que ficou para trás, deixo pelo caminho.

Há coisas que o vento leva, outras, o mar devolve. Enquanto meus pés estiverem firmes no chão, nunca me faltará vida e mundo pra percorrer. Para o alto e avante, sempre



Desde que li este texto, me reconheci nele, amei, amei muito, é assim que estou vivendo.
Fonte:
li aqui

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

descobri um mulherão em mim




“Era a Chapeuzinho Amarelo.
Amarelada de medo.
Tinha medo de tudo, aquela Chapeuzinho.
Já não ria.
Em festa, não aparecia.
(...)
Não brincava mais de nada, nem de amarelinha.
(...)
Não ia pra fora pra não se sujar.
Não tomava sopa pra não ensopar.
Não tomava banho pra não descolar.
Não falava nada pra não engasgar.
Não ficava em pé com medo de cair.
Então vivia parada, deitada, mas sem dormir, com medo de pesadelo.”
(Chico Buarque em Chapeuzinho Amarelo

Esse texto define muito bem, como eu sempre fui...
insegura,
cheia de medos
evitando  caminhos e deixando sempre pra depois o que de alguma forma, era desconhecido ou que eu não tinha segurança ou que me tiraria da zona de conforto.
Arriscar, não me atraia, me assustava...
O medo nos amarela, nos tira a cor natural e o brilho próprio...
Cheia de medos,
medo de me defender,
medo de dizer o que penso de verdade,
medo de dizer não,
fobia de lugares,
fobia de pessoas,
fobia até do que eu mais amava fazer...
E agora ?
E agora que eu cansei!

Sei que preciso evoluir, crescer sempre, nçao parar de acreditar em mim mesma,
E saber que esses medos não podem me parar.
Que eu peciso tratar esses medos com minha atitude de enfrentamento,
De saber que posso,
que preciso,
Que obrigatoriamente só avanço, se eu mesma me responsabilizar por mim epela minha vida!

Quando falo em mulherçao não falo em ser capa de revista,
bunduda,
fitness...
Nçao é nada disso, digo M U L H E R Ã O -  com letra maiúscula, alguém de coragem, que sabe o que quer, que nçao se deixa dominar pelo que os outros estçao fazendo agora comigo, com a minha vida, mas que se liberta, se livra das amarras, que vence a guerra no joelho, orando, clamando a Deus, por saber que minha vida não acabou e que eu posso ir muito mais além!
Esse é um tempo em que pra todo lugar que você olha, só ouve uma coisa: CRISE
Mas crise é tempo de colocar a inteligência pra trabalhar,
O joelho pra dobrar,
O cansaço pra escanteio e ir à luta!
Mesmo que sózinha!
Entender os medos e enfrentá-los!
Sim, essa pessoa existe dentro de mim!

"A vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem"




sábado, 9 de janeiro de 2016

O Dia zero - Resoluções de Ano Novo

1- Aprender a dirigir


2- Começar a praticar exercícios com frequencia sem desistir



3- Parar de me importar com o que os outros pensam


4- Viajar para Fortaleza e Bahia


5- Desenvolver equilibrio


6- Tente voltar a praticar teclado


7- Seja mais persistente










sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Gente que valoriza as boas emoções vive melhor



Todo mundo já ouviu (ou disse) um “você devia pensar positivo!” alguma vez na vida. Mas, para a maioria de nós, isso é algo superficial — eu mesma vivo defendendo que, por mais otimista que eu seja às vezes, não dá pra levar uma vida Poliana, em que tudo é visto sempre da melhor perspectiva poss ível. Acontece que não só é possível como, afirmam cientistas, isso muda a sua vida em diversos aspectos. Enfim, vai muito além daquela frase de autoajuda que você postou no Facebook ou de um sorriso aqui e outro ali: as habilidades que pensar positivamente te ajuda a criar, segundo a pesquisadora Barbra Fredrickson, da Universidade da Carolina do Norte, duram muito mais que o sorriso ou a sensação boa que a felicidade traz.
Uma coisa é certa: passou da hora de você começar a valorizar as coisas boas e parar de ficar reclamando. Sério. ;)

Gente que só vê o lado ruim das coisas

Screenshot / Moonrise Kingdom
Screenshot / Moonrise Kingdom

ou: O que os pensamentos negativos fazem com o seu cérebro

A gente sabe que muitas vezes não dá pra evitar sentir medo ou raiva, por exemplo, mas o ideal é fazer o possível para evitar esses sentimentos. Isso porque as emoções negativas estreitam nossa mente e focam nossos pensamentos no problema, buscando uma solução rápida — e apenas rápida, nem sempre a mais inteligente. Você já sentiu raiva de alguém a ponto de, no meio de uma discussão, você não conseguir pensar em mais nada? Ou aquela sensação ruim de não saber por onde começar a fazer as coisas num dia em que tem muitas entregas? Então.
“Imagine comigo por um momento. Digamos que você esteja caminhando pela floresta e de repente um tigre apareça no caminho a sua frente. Quando isso acontece, seu cérebro registra uma emoção negativa – nesse caso, medo. Pesquisadores já sabem há muito tempo que emoções negativas programam seu cérebro para uma ação específica. Quando aquele tigre atravessa seu caminho, por exemplo, você corre. O resto do mundo não importa. Você está focado inteiramente no tigre, o medo que isso causa e como você se livra dele.
Em outras palavras, emoções negativas estreitam sua mente e focam seus pensamentos. No mesmo momento, você pode ter a opção de subir numa árvore, pegar uma folha ou um pedaço de pau, mas o seu cérebro ignora todas essas opções porque elas parecem irrelevantes quando um tigre está parado na sua frente. Esse é um instinto útil quando você está tentando salvar sua vida, mas na sociedade moderna não precisamos nos preocupar com a ideia de trombar com tigres selvagens. O problema é que o nosso cérebro ainda é programado para responder às emoções negativas da mesma forma – desligando-se do mundo lá fora e limitando as opções que você vê ao seu entorno.” (Lifehacker)
Quando nosso cérebro recebe esses estímulos negativos, ele se concentra neles e acaba não enxergando todas as possibilidades de resolução dos problemas. É o instinto de sobrevivência — muito importante, em partes, mas que pode ser um atraso de vida. O que nos leva a…

Gente que vê o lado bom da vida

Instagram / @mila_britos  / #instadobem14
Instagram / @mila_britos / #instadobem14

ou: O que os pensamentos positivos fazem com o seu cérebro

O experimento de Barbra Fredrickson para testar o efeito dos pensamentos positivos dividiu 5 grupos de pessoas que foram estimuladas por diferentes emoções através de imagens:
Grupo 1: Alegria
Grupo 2: Contentamento
Grupo 3: Imagens neutras
Grupo 4: Medo
Grupo 5: Raiva
Depois de verem essas imagens, os participantes foram todos convidados a se imaginarem numa situação e escreverem o que fariam para sair dela. Os grupos 4 e 5, que viram imagens de medo e raiva, foram o que deram as respostas mais pobres. Os participantes dos grupos 1 e 2 escreveram um número significativamente maior de ações inclusive quando comparados ao grupo neutro.
Isso comprova, de acordo com a pesquisadora,  que quando você está experimentando emoções positivas — alegria, contentamento, amor — você vê mais possibilidades na vida. Mas o impacto realmente maior vem depois: essas reações não acabam em alguns minutos, como as sensações boas. Na verdade, o benefício maior vem a longo prazo: você desenvolve habilidades úteis para o resto da vida.
“Vamos considerar um exemplo do mundo real.
Uma criança que corre pelo quintal, mexendo com as plantas e brincando com os amigos, desenvolve a habilidade de se mover atleticamente (habilidades físicas), a capacidade de brincar com os outros e se comunicar com eles (habilidades sociais) e a capacidade de explorar e examinar o mundo ao seu redor (habilidades criativas). Desta forma, as emoções positivas de brincar e se alegrar levam o filho a desenvolver habilidades que são úteis e valiosas no cotidiano.
Essas habilidades duram muito mais do que as emoções que as iniciaram. Anos depois, a base do movimento atlético pode se desenvolver numa bolsa como atleta da faculdade, ou as habilidades comunicacionais podem se tornar uma oferta de emprego muito boa. A alegria que promoveu a exploração e a criação de novas habilidades terminou faz tempo, mas as habilidades permanecem. Fredrickson refere-se a este como a teoria do “ampliar e construir”, porque as emoções positivas ampliam seu senso de possibilidades e abrem a sua mente, que por sua vez permite que você construa novas habilidades e recursos que podem fornecer valor em outras áreas de sua vida.”
Já as emoções negativas causam o oposto: como já dito anteriormente, o seu cérebro não se empenha em construir habilidades para o futuro quando você vive uma ameaça – o que importa é o imediato.

Tá, tudo bem. Mas como é que eu faço para pensar positivo e estimular essas boas emoções?

Eu, você e todo mundo que a gente conhece sabemos: NÃO É FÁCIL VIVER. Por mais positivos que sejamos, tem dias em que simplesmente não dá. Como fazer para aumentar o leque de emoções positivas e tirar proveito disso nas nossas vidas?
Fingir não adianta.
Mas você pode fazer algo muito mais simples: dedicar um pouco do seu tempo a fazer o que você gosta. Coisas que te façam bem e despertem sentimentos bons. Cada um tem seu porto seguro na vida: pode ser tocar algum instrumento, cantar, passar tempo com alguém especial, desenhar, assistir filmes, fotografar… Qual o seu hobby? Sua grande paixão?
Dedique tempo a isto. Quando parecer muito estressado ou sob pressão, faça uma pausa. Procure o que te faz relaxar. Já fui o tipo de pessoa que ouve esse conselho e fica com vontade de xingar o interlocutor. Hoje eu realmente pratico e a minha vida mudou bastante. Pra melhor. =)
instagram / @marina4m / #instadobem14
instagram / @marina4m / #instadobem14
De acordo com Fredrickson, existem diversas formas de estimular esses sentimentos positivos no dia a dia e se livrar da negatividade: MEDITAÇÃO — pessoas que meditam diariamente são mais positivas, habilidosas, focadas e ficam doentes com menos frequência; ESCRITA — escrever diariamente sobre experiências positivas melhora o seu humor e sua saúde! se você não gosta de escrever muito, que tal experimentar um colecionador de sorrisos, por exemplo?DIVERSÃO — separa uma hora na sua agenda para fazer o que você gosta e se divertir. Claro que seu trabalho e suas responsabilidades são importantes, mas se você adoecer, quem vai fazê-los no seu lugar?

Existe uma disputa entre Felicidade e Sucesso? Qual vem primeiro?

Quando a gente conquista algo, a felicidade é instantânea. É resultado da satisfação de ter ido mais longe, talvez, enfim… Não há dúvidas de que a felicidade é o resultado de conquistas. Vencer um campeonato, encontrar um emprego melhor, descobrir alguém que você ama – essas coisas trazem alegria para as nossasvidas. Mas frequentemente nós assumimos erroneamente que a felicidade sempre vem do sucesso.
Quantas vezes você pensou “Se eu conseguir ____, então estarei feliz”? Na maior parte do tempo, nós colocamos objetivos arbitrários para encontrar a felicidade. Mas como a teoria acima prova, a felicidade é essencial para que se obtenha as habilidades que nos permitem ser bem sucedidos. Em outras palavras, a felicidade é o precursor do sucesso e o resultado disso.
Na verdade, os pesquisadores tem notado com frequência um efeito cumulativo, um “espiral ascendente” que ocorre com pessoas felizes: eles estão felizes, desenvolvem novas habilidades, essas habilidades levam ao sucesso, o que resulta em mais felicidade, o que repete o processo. :)

Pra onde ir agora?

“Pensar positivamente” não é apenas um termo fofo usado pra falar de bem-estar. Sim, é ótimo simplesmente “ser feliz”, mas esses momentos de felicidade também são fundamentais para abrir sua mente, explorar e desenvolver as habilidades que se tornam tão valiosas em outras áreas da sua vida. Encontrar maneiras de construir a felicidade e emoções positivas na sua vida – seja com meditação, escrita, jogando alguma coisa ou simplesmente praticando algo que te faz bem – tudo isso oferece mais do que uma redução momentânea no estresse ou alguns sorrisos.
Esses momentos permitem que você enxergue as possibilidades e faz com que suas experiências passadas se encaixem na sua vida futura.  Você começa a desenvolver habilidades que se desdobram em talentos úteis mais tarde, e o desejo de explorar mais isso e se aventurar é despertado. Simplificando: busque alegria, divirta-se e se aventure. Seu cérebro fará o resto.
Instagram / @moreiracarolina / #instadobem14
Instagram / @moreiracarolina / #instadobem14



terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Por que eu sou pessimista?


     
  
     A nossa forma de ser e de pensar são moldadas por fatores genéticos e ambientais. Hoje em dia se considera que os fatores genéticos, isso é herdados biologicamente pelos nossos pais, são responsáveis por 25% do nosso temperamento. Os outros 75% seriam então causados por fatores ambientais (família, amigos experiências de vida, etc.).
     Dessa forma a maior parte do que você é ou pensa (e pensa que é) foi aprendida. Entre as coisas que você aprendeu está o pessimismo. Sim, você não nasceu pessimista, mas foi ensinado a cultivar o pensamento negativo logo na sua infância. Isso não quer dizer que alguém quis deliberadamente te ensinar a ser pessimista, pelo contrario, de modo geral o pessimismo e derrotismo nos são ensinado com a maior das boas intenções. Os adultos a nossa volta aprenderam a acreditar que o mundo é um lugar cruel e hostil e que tudo nessa vida é difícil, dessa forma se você esperar sempre pelo pior nunca ficará decepcionado. Por isso você cresceu ouvindo coisas como:
A vida é difícil
Dinheiro não cresce em árvores
Isso é coisa para ricos
Você sonha demais
Sucesso e dinheiro são para poucos
     Dessa forma você foi internalizando a ideia de que a chance de fracasso é muito maior do que a probabilidade de sucesso. Mas isso não é nem de longe a verdade.

É possível mudar isso?

    Felizmente sim!  Da mesma forma como você foi ensinado a ser pessimista, outras pessoas foram educadas com base no otimismo. Assim sendo se o pensamento negativo foi algo aprendido o pensamento positivo também pode ser aprendido. Porém não posso ser irresponsável e lhe dizer que isso é uma coisa fácil. Desconstruir velhos hábitos e formas de pensar pode ser algo muito trabalhoso, mas é possível! E os resultados compensam as dificuldades. Aqui vão alguns passos e dicas para chegar nesse objetivo:

Saiba como vencer os pensamentos negativos

Como adquirir o hábito de ser otimista
 (pensar positivo)

Introspecção
    A introspecção é o processo de olhar para dentro de si mesmo, é ato de tentar se conhecer e compreender os seus medos, desejos, magoas, em fim tudo que faz de você quem você é. O ato da auto-observação constante faz com que se compreenda onde se está errando e o que pode ser mudado.  Esse processo seria uma espécie de autoanálise constante cujo objetivo é a autotransformação.
  
Mantenha-se motivado
    Decompondo a palavra motivação temos as palavras Motivo+ação, ou seja, motivação seria o que move o sujeito para algum lugar, para agir de uma determinada forma.  Manter-se motivado é ter em mente objetivos claros para a vida. Ao contrario das demais pessoas os otimistas costumam ter uma visão concisa do que querem para o seu futuro. Dessa forma o passo mais importante para mudar a forma de pensar é estabelecer metas claras para o seu futuro.

Tenha coragem
     Pensamentos negativos são reflexos do medo, medo de não ter sucesso, medo de errar, medo da opinião dos outros. É natural possuir esses temores, porém é irracional ficar aprisionado por eles. A única forma segura de vencer o medo é encarando ele de frente. Fracassar e ser vítima da opinião dos outros pode até ser ruim, mas não é o fim do mundo.       

Mude a forma de encarar os problemas
     Todo mundo tem problemas, isso é algo muito óbvio. Entretanto algumas pessoas enxergam os empecilhos da vida apenas como coisas passageiras e outros já acreditam que eles são barreiras intransponíveis. A questão é não manter a sua atenção na dificuldade, mas buscar soluções. As pessoas que obtém sucesso na vida não são aquelas que tiveram menos dificuldades, mas aquelas que aprenderam a vencê-las ou conviver com as situações difíceis. Quando começar a pensar assim vai perceber que os problemas nada mais são que desafios cuja finalidade é te tornar mais forte.   

Esteja aberto a outras possibilidades
     A maioria dos problemas se estende por que não se consegue encarar as coisas por outro ângulo.  Você já deve conhecer a máxima: “se fizer as coisas do mesmo jeito vai obter os mesmo resultados”, se os resultados são negativos faz-se necessário tentar fazer algo diferente. O maior problema é que nem sempre nos ocorre outras formas de solução. Assim sendo é de estremas importância manter a mente aberta para opinião de outras pessoas, principalmente quando você se enxerga em um beco sem saída.

Ponha a mão na massa
     As coisas desse mundo têm o seu preço e não é por que você pensa positivo que tudo vai cair de graça no seu colo. Sempre é necessário esforço para se conseguir o que se deseja. Mas o esforço não é algo ruim, já imaginou se tudo fosse fácil? A vida iria ser extremamente sem graça, como um filme previsível ou jogar contra um adversário fraco.

 Se livre dos pensamentos negativos e ruins   
      Quando as ideias pessimistas ou negativas surgirem não as cultive e nem dê atenção para elas. Pensamentos são como linha em um carretel, quanto mais você puxar sentimentos do novelo negativo mais deles você vai ter na sua frente.

Curta a vida!
     O otimismo está diretamente ligado ao prazer de viver. Quando se está feliz se fica mais propenso a ver o lado bom das coisas. Por isso divirta-se mais! Não viva apenas para cumprir obrigações e tenha em mente que o lazer é uma necessidade tão real quanto comer e dormir.  

Fonte:  leia mais aqui





domingo, 3 de janeiro de 2016

Aprenda a ser mais otimista










1. Seja mais otimista
        Conhecendo pessoas deprimidas é fácil notar que elas possuem a características de ser pessimistas e derrotistas. É claro que isso é sintoma da doença, mas esses pensamentos contribuem para a continuidade da melancolia. Principalmente por que o pessimista tende a encarar os problemas como se eles fossem muito maiores do eles realmente são. Se você tem dificuldades em ver o lado positivo da vida leia Aprenda a ser otimista 

O que é pensamento positivo?

      Essa é uma parte muito importante neste artigo. O que estou propondo como pensamento positivo NÃO é aquela coisa de mentalizar o seu desejo que o universo (ou sabe se lá o que) vai materializar, este tipo de “pensamento positivo” costuma levar ao comodismo e ao fatalismo. O que estou propondo como pensamento positivo é o ato de interpretar de maneira mais otimista possível as diversas situações do cotidiano, mesmo as trágicas. Esse tipo de pensamento positivo te ajuda a enfrentar as dificuldades da vida e abraçar as oportunidades que ela lhe dá e ajuda a enxergar as possibilidades que passam despercebidas aos olhos do outros. O tipo de pensamento positivo que gostaria de propor é o que postula que a vida é o resultado do que você faz dela. 

Por que desenvolver o pensamento positivo?

     Existe diversos motivos pelo qual vale muito a pena deixar o pessimismo de lado e pensar mais positivo veja alguns:
Saúde: otimistas aprendem a lidar melhor com situações difíceis e por isso estão menos sujeitos ao stress. Como sabemos o stress é baixa a imunidade deixando o corpo vulnerável a diversos tipos de doença. Quem cultiva pensamentos positivos também está menos sujeitos a doenças de pele tal como lúpus e psoríase isso já foi cientificamente provado.

Trabalho e negócios: otimistas estão sempre mais motivados e por isso tendem a render e produzir mais no trabalho. Dessa forma eles acabam por se destacarem para os seus patrões e clientes ficando mais no topo da lista na hora de uma promoção e na preferencia da clientela. Importantes empresários ressaltam o pensamento positivo como fundamental para o para o sucesso nos negócios.
Relacionamentos: é verdade que ganhamos atenção quando somos pessimistas e reclamões, porém essa atenção é passageira. Ninguém aguenta ficar do lado de alguém negativista durante muito tempo (a não ser outro negativista). Visto isso é fácil concluir que os pensamentos negativos acabam com romances e amizades.
Felicidade: tendo uma visão otimista da vida é muito mais provável que você corra atrás dos seus sonhos e até se permita realiza-los.
Dicas para desenvolver o pensamento positivo

Mude sua forma de falar
    As palavras seguem mão dupla, elas influenciam a pessoa que as ouve, mas influenciam muito mais quem as fala. Quando você diz coisas do “tipo eu não consigo”, “nada dá certo para mim”, está exprimindo o que pensa, mas também está reforçando este modo de pensar. Evite dizer frases negativas e principalmente que diminuam e menospreze a você mesmo. Passe trocar as suas falas negativa e pessimista por outras mais otimistas.
    Evite se referir negativamente aos grupos ao qual pertence: como por exemplo, sua família, cidade, raça, nação.
Observe-se: passe a monitorar se você possui este hábito tão comum nos brasileiros que é evidenciar os próprios defeitos e menosprezar a qualidades e se perceber que possui acabe com ele o mais rápido possível.

Converse com pessoas mais otimistas
    De modo geral fazemos amizade com pessoas com as quais nos identificamos. Por esse motivo pessoas negativas tendem a ter muitos amigos pessimistas. E das reuniões feitos por esses grupos dificilmente surgem idéias de motivação e esperança. O mais intrigante é que pessoas negativas que vivem se queixando dos problemas da vida costumam ganhar mais atenção das pessoas, elas são sempre “as coitadinhas” e com esse rótulo, elas preferem continuar ganhando atenção a mudar de vida. Se o seu desejo é mudar a sua forma de pensar cerque se de pessoas que pensam e agem de maneira mais positiva.

Acumule pensamentos positivos
     Ao invés de assistir noticiários sangrentos e pessimistas que passam aos finais de tarde, procure assistir coisas que te façam rir e tragam pensamentos positivos. Assista comédias (mesmo as românticas), filme que falem sobre histórias de superação e otimismo, leia livros de autoajuda (com moderação) escute musica dançante, veja programas bobos na TV. Espante os pensamentos negativos e deixe espaço para alegria na sua vida.
     Saia do foco dos problemas! Quando notar que está pensando muito em coisas ruins: Pare! Relaxe um pouco
 
Aceite os presentes da vida
     Alguém te elogiou? Foi paquerado (a) por alguém interessante? Acredite que você merece essas coisas da mesma forma que qualquer outra pessoa e “tome posse da sua vitória” ao invés de inventar desculpas do tipo “meu chefe está querendo alguma coisa” ou “aquela gata (o) estava sorrindo para um cara atrás de mim”.

Abandone os sentimentos negativistas
     Quando começar a sentir que está sendo inundado por sentimentos de tristeza, auto piedade ou pessimismo, que pensamento deu inicio a essa sensação e decida abandoná-lo.
     Diga a si mesmo que não quer mais pensar de forma negativa e que quer mudar.