terça-feira, 15 de julho de 2014

10 passos para realizar seus projetos

10 passos para realizar seus projetos

Da Redação07/03/2014

Mudar de emprego, comprar uma casa, começar a malhar, casar, iniciar a dieta, juntar dinheiro, estudar fora... “Mesmo que inconscientemente, o ser humano está sempre envolvido com projetos pessoais. E isso é ótimo, pois eles ajudam a evoluir, amadurecer, se conhecer mais e querer melhorar como pessoa. E seja qual for o seu plano – ou planos –, para que eles saiam do papel é necessário seguir alguns passos”, lembra a psicólogaCecília Zylbertajn, que também é psicodramatisma e psicoterapeuta. 

Olha só do que ela está falando:

1º passo Anote o seu desejo num papel, na agenda, no celular ou onde quer que seja, desde que fique sempre à sua vista para (com o perdão do trocadilho) lembrá-la de não esquecer dos seus sonhos – algo fácil de acontecer diante da infinidade de urgências da vida de hoje em dia.

2º passo Priorize o que é realmente importante para não perder tempo, dinheiro e energia com o que não precisa. Por exemplo, dar ouvidos ao colega que acha que o projeto dele é muito mais interessante que o seu ou à amiga que é shopaholic assumida e acredita que torrar o cartão de crédito em compras é muito mais interessante do que economizar para estudar.

3º passo Prepare-se para o seu sonho. Ou seja, se deseja estudar fora, faça um curso de idiomas; se quer comprar uma casa, verifique os documentos necessários para fazer um empréstimo e pesquise os custos no bairro onde deseja morar.

4º passo Liste tudo o que você deve fazer para não esquecer de nenhum detalhe que possa impedi-la de atingir seus objetivos, como fazer um depósito ou enviar uma foto para um documento.

5º passo Pelo menos uma vez por semana reserve uma horinha para se dedicar única e exclusivamente ao seu projeto.

6º passo Monitore constantemente o andamento do seu plano, para garantir que você tenha progressos.

7º passo Acredite que você é capaz de realizar o seu desejo – isso é essencial para manter autoconfiança e autoestima necessárias para o crescimento pessoal. Caso contrário, o medo, a insegurança e o estresse podem limitar ou até travar você, trazendo frustração.

8º passo Peça ajuda sempre que necessário, porque, apesar de o projeto ser seu, você não precisa enfrentar todas as dificuldades sozinha. 

9º passo Se errar, não fique se lamentando. Pelo contrário! Aprenda com esse “desvio” para continuar rumo à sua meta.

10º passo Não supervalorize o que ainda precisa fazer nem esqueça de comemorar as conquistas, por menores que elas sejam. Afinal, o otimismo é um combustível e tanto para se manter firme no seu propósito.




Fonte: clique aqui

0 comentários: