quarta-feira, 27 de novembro de 2013

NOSSOS VELHOS - Martha Medeiros














Pais heróis e mães heroínas do lar.Passamos boa parte da nossa existência cultivando estes estereótipos
Até que um dia o pai herói começa a passar o tempo todo sentado, resmunga baixinho e puxa uns assuntos sem pé nem cabeça.

A heroína do lar começa a ter dificuldade de concluir as frases e dá de implicar com a empregada.
O que papai e mamãe fizeram para caducar de uma hora para outra?
Envelheceram.... Nossos pais envelhecem. Ninguém havia nos preparado pra isso.

Um belo dia eles perdem o garbo, ficam mais vulneráveis e adquirem umas manias bobas.
Estão cansados de cuidar dos outros e de servir de exemplo: agora chegou a vez deles serem cuidados e mimados por nós, nem que pra isso recorram a uma chantagenzinha emocional.

Têm muita quilometragem rodada e sabem tudo, e o que não sabem eles inventam.
Não fazem mais planos a longo prazo, agora dedicam-se a pequenas aventuras, como comer escondido tudo o que o médico proibiu.
Estão com manchas na pele.Ficam tristes de repente. Mas não estão caducos: caducos ficam os filhos, que relutam em aceitar o ciclo da vida.
É complicado aceitar que nossos heróis e heroínas já não estão no controle da situação.
Estão frágeis e um pouco esquecidos, têm este direito, mas seguimos exigindo deles a energia de uma usina.Não admitimos suas fraquezas, seu desânimo.
Ficamos irritados e alguns chegam a gritar se eles se atrapalham com o celular ou outro equipamento e ainda não temos paciência para ouvir pela milésima vez a mesma história que contam como se acabassem de tê-la vivido.


Em vez de aceitarmos com serenidade o fato de que as pessoas adotam um ritmo mais lento com o passar dos anos, simplesmente ficamos irritados por eles terem traído nossa confiança, a confiança de que seriam indestrutíveis como os super-heróis.
Provocamos discussões inúteis e os enervamos com nossa insistência para que tudo siga como sempre foi.
Essa nossa intolerância só pode ser medo. Medo de perdê-los, e medo de perdermos a nós mesmos, medo de também deixarmos de ser lúcidos e joviais.
Com todas as nossas irritações, só provocamos mais tristeza àqueles que um dia só procuraram nos dar alegrias.




Por que não conseguimos ser um pouco do que eles foram para nós? Quantas noites estes heróis e heroínas passaram ao lado de nossa cama, medicando, cuidando e medindo febres !!
E nós ficamos irritados quando eles esquecem de tomar seus remédios, e ao brigar com eles, os deixamos chorando, tal qual crianças que fomos um dia.
É uma enrascada essa tal de passagem do tempo. Nos ensinam a tirar proveito de cada etapa da vida, mas é difícil aceitar as etapas dos outros...
Ainda mais quando os outros são nossos alicerces, aqueles para quem sempre podíamos voltar e sabíamos que estariam com seus braços abertos, e que agora estão dando sinais de que um dia irão partir sem nós.
Façamos por eles hoje o melhor, o máximo que pudermos, para que amanhã quando eles já não estiverem mais aqui conosco...





... possamos lembrar deles com carinho, de seus sorrisos de alegria e não das lágrimas de tristeza que eles tenham derramado por nossa causa.
Afinal, nossos heróis de ontem...
serão nossos heróis eternamente 

terça-feira, 26 de novembro de 2013

ser forte o tempo todo


Tem horas que nada pode nos ajudar não é ?
Só Deus. 



domingo, 24 de novembro de 2013

há certas horas

Há certas horas que só queremos a mão no ombro,
o abraço apertado
ou mesmo o estar ali, quietinho, ao lado...
Sem nada dizer...
Alguém que ria de nossas piadas sem graça...
que ache nossas tristezas maiores do mundo...
que nos teça elogios sem fim...
E que apesar de todas essas mentiras uteis,
nos seja de uma sinceridade
inquestionável...
Que nos mande calar a boca
ou nos evite um gesto impensado...
Alguém que nos possa dizer:
Acho que você está errado, mas estou do seu lado...
W. Shakespeare

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

esqueça o que passou






A vida é sempre daqui pra frente! Às vezes nos esquecemos disso, e insistimos em nos fixar no que já passou. Sofrendo... relembrando... Revivendo o que nos fez sofrer um dia, perdemos a oportunidade de perceber e viver o que está acontecendo agora. 
E muitas vezes é o que pode nos fazer felizes. 
A vida é o presente... E um presente...

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

embelezando a vida









A maior parte do perfume de nossa alma não nasceu com ela...

foi surgindo com o tempo...através da batalhas travadas dentro de nós...através de todas as vezes que cedemos,que sacrificamos,que engolimos o orgulho e expulsamos a vaidade...que,negando a nós mesmos,inexplicavelmente,
vamos virando flor...
cheirando a flor...
embelezando a vida.
 Feito flor



domingo, 17 de novembro de 2013

Orar e agradecer


"Senhor, meu Deus, obrigada porque Tu conheces o meu coração e cuidas dele.
Obrigada, Pai, por responderes as minhas orações e súplicas.
Perdoa-me pelas tantas vezes que abri a minha alma a muitas pessoas e não me lembrei de abri-la primeiramente a Ti.
Perdoa-me por, muitas vezes, não Te ter colocado em primeiro lugar em minha vida.
Senhor, que eu possa confiar em Ti, sabendo que Tu podes mandar anjos  - para nos consolar, aconselhar e nos dar o conforto que vêm única e exclusivamente de Ti.
Obrigada, Pai!"

sábado, 16 de novembro de 2013

Ressuscita - Ministério Ipiranga

Eu vivo a dor de Ana

Ana uma mulher com quem eu me identifico, muuito, sua dor, seu sofrimento , humilhações e o desejo  quase enlouquecedor por ser mãe!
Um dia  desses eu parei para orar por esse assunto e confesso, compreendi, o que o texto diz a respeito do estado emocional de Ana:
"...eu sou uma mulher atribulada de espírito" (1Sa 1:15).

Realmente, essa é uma dor que transforma toda paz em sofrimento indescritível, no lugar mais profundo da minha alma, eu tenho o sonho de ser mãe, de gerar um filho, e com os abortos espontâneos já sofridos, a dor foi apenas aumentando,
o sofrimento abate constantemente a minha alma em diversas ocasiões, e eu fico imaginando  Ana, tendo que passar pelas coisas que eu passo constantemente - ir comemorar o aniversário dos filhos dos outros, e ter que manter-se firme, como se aquilo não te afetasse, e então você se pergunta - "e eu ?" quando eu vou estar comemorando o aniversário do meu filho ?
Suas amigas engravidam e conhecidas postam em redes sociais a alegria de terem recebido a benção de ser mãe, pela primeira, segunda , décima vez e você... bem você é um caso à parte.
solidão, amargura e ansiedade, são sentimentos que quase enlouquecem a gente, ao mesmo tempo, você quer crer, você quer acreditar, quer sonhar, quer que um dia testemunhar, vejam - Deus me deu um filho!

Quem sabe, Ana, assim como eu se sentisse indigna, se sentisse esquecida pelo favor de Deus, e passasse pela cabeça dela, é melhor eu me afastar de tudo e de todos porque essa situação gera muita vergonha !!! Você se sente um lixo como mulher, não pode participar de conversas sobre fraldas, gracinhas  dos filhos , porque essa não é a sua realidade, e isso te diminui, como mulher, é assim que eu sinto.
Espero poder falar mais sobre isso, escrever alivia as sensações de incompetência, de fraqueza, embora falar sobre esse assunto me desnude a alma...
mas prefiro ficar nua e me submeter ao bisturi da falta e ser curada, do que faer de conta que não sinto nada!

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

mudanças


desabafo e desafio








Esse é o meu blog - aqui eu escrevo, desabafo, falo de coisas sérias e falo de coisas boas - esse é o meu direito, alguns que estão aqui, me conhecem muito, outros nem tanto e outros não conheço pessoalmente, nunca vi, fora do mundo virtual...
mas quando eu me sento aqui para escrever, isso pode significar desabafo ou desafio, eu não quero ter a pretensão de ser compreendida e não quero ser passar a impressão de nada - essa é a minha história e como diz a canção " pode  até parecer fraqueza, pois que seja fraqueza então,(...) o que eu ganho ou o que eu perco, ninguém precisa saber"









Digo tudo isso, pois, esta é a pior fase da minha vida,
eu estou desmoronando,
cheia de dúvidas,
cheia de questões
cheia de coisas para pôr no lugar,
com raiva, sim raiva,
precisando só desabafar, e esse é o espaço para isso,
é o meu espaço,
não quero ser compreendida, só quero falar,
não quero que me digam que Deus me abandonou, porque isso é impossível,
apenas eu estou vivendo um período de descascar,
de tirar todas as capas,
me remexendo e remoendo no casulo que já tá apertado, sufocante,
eu queria só ser ouvida
não quero ser julgada,
mas, veja bem...
eu não vou deixar o momento me dominar!
Isso também vai passar!

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

amigas de verdade!!

  Coração apertou e liguei até conseguir falar com minha amiga!
Alívio, alegria, tristeza pela distância, tudo misturado!
Mas foi muuito bom !



Muitos se gabam de ter amigos influentes, que podem fazer muitas coisas, que podem proporcionar momentos e  até bens materiais....
eu me gabo de ter a  amiga que DEUS escolheu pra mim!

domingo, 10 de novembro de 2013

A arte não adoecer

A ARTE DE NÃO ADOECER
Por Dr. Draúzio Varella
Se não quiser adoecer – “Fale de seus sentimentos”.
Emoções e sentimentos que são escondidos, reprimidos, acabam em doenças como: gastrite, úlcera, dores lombares, dor na coluna… Com o tempo a repressão dos sentimentos degenera até em câncer. Então vamos desabafar,confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados. O diálogo, a fala, a palavra, é um poderoso remédio e excelente terapia..
Se não quiser adoecer – “Tome decisão”
A pessoa indecisa permanece na dúvida, na ansiedade, na angústia. A indecisão acumula problemas, preocupações, agressões. A história humana é feita de decisões. Para decidir é preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas são vítimas de doenças nervosas, gástricas e problemas de pele.
Se não quiser adoecer – “Busque soluções”
Pessoas negativas não enxergam soluções e aumentam os problemas. Preferem a lamentação, a murmuração, o pessimismo. Melhor é acender o fósforo que lamentar a escuridão. Pequena é a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doença.
Se não quiser adoecer – “Não viva de aparências”
Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressão que está bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., está acumulando toneladas de peso… uma estátua de bronze, mas com pés de barro. Nada pior para a saúde que viver de aparências e fachadas. São pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino é a farmácia, o hospital, a dor.
Se não quiser adoecer – “Aceite-se”
A rejeição de si próprio, a ausência de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nós mesmos. Ser eu mesmo é o núcleo de uma vida saudável. Os que não se aceitam são invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos,destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as críticas, é sabedoria, bom senso e terapia.
Se não quiser adoecer – “Confie”
Quem não confia, não se comunica, não se abre, não se relaciona, não cria liames profundos, não sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confiança, não há relacionamento. A desconfiança é falta de fé em si, nos outros e em Deus.
Se não quiser adoecer – “Não viva sempre triste”
O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saúde e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. “O bom humor nos salva das mãos do doutor”. Alegria é saúde e terapia. “


terça-feira, 5 de novembro de 2013

cuide bem da sua cabeça

   





Nossa mente tem a capacidade de "guiar" o  que falamos, o que pensamos, o que fazemos, como vemos  a nós mesmos e como vemos os outros. Por tamanho poder criamos e recriamos situações, soluções e problemas! Diminuímos sofrimentos ou ampliamos o tormento, a gota d'água vira mar, antipatia vira ódio, amor, vira obsessão, comida vira alívio o outro vira "deus" !
Mentiras se tornam tão reais que temos como provar,
erros, são facilmente justificados 
Sonhos viram pesadelos e vice versa 
Remédio vira veneno
motivos de alegria viram parte da dor...
Por isso e muito mais é tão importante dominar o que pensamos,
vigiar o que deixamos penetrar nossos pensamentos
não andar distraído com o que ouvimos e engolimos como verdade absoluta,
Temos a obrigação de não permitir que nossos pensamentos acabem se tornando nosso hábito,
e consequentemente, nossa ação impensada e impulsionada pelos motivos errados,
pelos pensamentos mal pensados
pelos sentimentos que viraram verdade, quando nem se quer existiam!
Cuide bem da sua cabeça!

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

vida frágil, como erva do campo

Já estamos em Novembro!








 O ano correu e quando troquei a folha dos meses do calendário na cozinha, percebi, que sem querer, voltei e contei as folhas passadas até chegar Novembro que está na mesma página de Dezembro - então um pensamento me ocorreu : a bíblia compara a nossa vida como a erva do campo, que hoje está lá e amanhã, não existe mais> Realmente assim é!
Como folhas do calendário, contamos meses, horas, minutos, segundos - tudo é vorazmente rápido!
Cada dia que acordamos será consumido por nossas ocupações e preocupações e mal temos tempo de fazer tudo que gostaríamos, ou  que, deveríamos !
Já ouvimos tantas vezes a frase: "o tempo voa", mas na verdade, não nos damos conta disso, quando perdemos tempo nos aborrecendo com coisas fúteis, permitindo que coisas como, comida, vício, ciúmes, ira, contenda, cobiça, preocupação e outros dramas, tirem de nós o sorriso, a esperança, a fé, e coisas simples como ir à praia, olhar o céu, observar pássaros, conversar com amigos...








Cada vez mais e cada dia mais, tenho desejado uma vida mais simples, sem complicações, sem reclamações, sem ressentimentos, sem perda de tempo, sem deixar que o humor dos outros me influenciam e ditem como viverei aquele dia, aquele mês, aquele ano, e até os segundos que tenho pra viver!
Não podemos dominar o tempo, mas podemos escolher, como vamos viver cada vez que acordarmos, sem mentiras, sem enganos, sendo livres de verdade - eu chamo isso de viver simplesmente, quem sabe, o seu conceito de uma vida simples seja diferente do meu, mas não importa, o que importa mesmo é que, o calendário está ali, diante de nós, e somente a nós, cabe decidir, como viver essa vida que passa ferozmente rápida, sutilmente, levando de nós energia, sonhos e esperança!

sábado, 2 de novembro de 2013

unhas dão alerta

As unhas podem dizer muito sobre nós, não só pode dizer sobre como anda a nossa saúde mas também como está o nosso estado, nosso humor, como estamos nos sentindo. O que fazer para cuidar melhor das unhas? Quais sinais nossas unhas dão e que temos que prestar atenção?
460249 450x337 A importância de cuidar das unhas
A Drª Carla, dermatologista, da algumas informações:
Unha também sofre 
As agressões semanais com o uso de acetona, lixa, alicate para remover cutícula, etc. agridem a queratina, uma substancia que reveste a unha. O uso contínuo da acetona pode ressecar as unhas e alguns esmaltes também podem provocar alergia. Você sabia que ao eliminar a cutícula, você remove uma estrutura de proteção que impede a entrada de microorganismos, como vírus e bactérias? Até mesmo sabonetes e detergentes, com todo o arsenal químico que possuem em suas composições, são agressivos, ressecam as mãos e as unhas. Com o passar do tempo, as unhas enfraquecem, descamam, podem ficar onduladas e com manchas brancas.
O que fazer para evitar esses problemas?
Para deixar as unhas bonitas e saudáveis, aí vão algumas dicas: use removedores de esmalte sem acetona. Não use lixa sobre a unha, apenas na sua extremidade. Não remova a cutícula, mas apenas afaste-a com espátula, e retire com alicate apenas o que ficou sobrando nos cantinhos. Procure uma manicure que esterilize o material usado, ou leve você mesmo seu kit pessoal. Isso evita que você entre em contato com vírus, fungos ou bactérias que podem contaminar os instrumentos mal lavados. Por fim, é aconselhável passar ao menos um dia por semana sem esmalte, e então aproveite para hidratar as unhas com um creme à base de uréia.
Quando a unha dá o alerta 
Muitas vezes, alterações das unhas das unhas são só a ponta de um iceberg. Por exemplo, unhas acentuada e originalmente arredondadas podem significar doenças pulmonares. A anemia provocada por deficiência de ferro deixa as unhas arqueadas. Problemas no funcionamento da tireóide deixam as unhas quebradiças. Estrias longitudinais nas unhas podem aparecer em pessoas com artrite reumatóide ou com doenças vasculares, ou com doenças específicas da pele, como o líquen plano. Feito o diagnóstico, com um profissional da área, deve-se tratar a doença que, inicialmente gerou a alteração nas unhas. Nos idosos é comum aparecer estrias nas unhas, porém nesse caso isso é considerado normal.
Fonte: Drª Carla Ganassim
Outra parte importante de se cuidar das unhas esteticamente é para uma entrevista de emprego, os entrevistadores prestam muita atenção nas unhas, se estão feitas, se estão descascadas, se não tem nada. Segundo eles, isso pode significar se a pessoa é cuidadosa por exemplo.
Em eventos também é super importante deixar as unhas bem cuidadas, mesmo que você não pinte as unhas.
Pintar as unhas tem vários pontos positivos, se você suja a unha facilmente o esmalte ajuda a esconder, se você roe muito as unhas o esmalte ajuda a parar por causa do gosto e também porque não fica muito bonito a unhas descasada por estar roída,etc.
Cuidar das nossas unhas é sempre ótimo e positivo.