sábado, 31 de agosto de 2013

Por que a preocupação não leva à nada


Remoer os problemas,
perder o sono,
não conseguir concentra-se no trabalho,
explodir com frequencia,
chorar por nada...
preocupação definitivamente gera stress.
Stress é um  fator de risco para saúde e bem estar consigo mesmo e com os outros.
Por isso, não vale a pena,
Chorar, pode aliviar, mas não resolve,
perder uma noite de sono, não vai fazer os problemas desaparecerem no outro dia,
e remoer e perder o equilibrio só vai fazer com que as coisas fiquem ainda mais dificeis,
mais complicadas.
Jesus ensinou que deveríamos lançar (jogar, arremessar com força) os nossos problemas e ansiedade sobre Ele!
Em 1 Pedro 5:7, somos instruídos: 

"Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem 

cuidado de vós."

Sabe porque Ele disse isso?

Porque Ele sabe, que algumas coisas, simplesmente, são pesadas 

demais pra nós!

Estão além das nossa capacidade física, mental e emocional, para

 trazer solução!

Por isso Ele diz:

 "Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos

 aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que 

sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as 

vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve"

 (Mateus 11:28-30).



quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Pedir desculpas


não conte sobre o casulo




No casulo, tudo parece impossível, 
não há som e nem esperança, eu tenho vivido isso!
Ali, é muito solitário,
chega  a dar medo.
é perigoso, é frágil, apertado, dolorido.
Nesse momento, o melhor é não falar nada sobre o casulo onde eu estou.
As pessoas não gostam de ouvir sobre dores  e aflição.
Não falo mais sobre meus medos,
não conto mais porque chorei,
não vou mais  demonstrar amargura, indisposição ou fragilidade
é melhor não contar sobre o processo,
falta paciência às pessoas,hoje em dia, tudo é muito rápido,
queremos resultados, precisamos de metas atingidas,
celebramos os resultados,
eu sei, de vez em quando também me sinto assim,
apressada,  sem tempo para ver  a semente germinar,
o computador ligar, parece uma eternidade quando  estamos tensos por respostas,
Por isso, processos no casulo, dão  a sensação de fracasso,
mas, se eu sair antes e não respeitar o tempo do amadurecimento,
se quiser apressar o fim,
alguma coisa vai sair errada,
e até pode ser que a beleza das asas
não saiam como deveriam,
já imaginou uma borboleta com meia asa?
Por isso, durante o processo, é melhor gemer em segredo
e deixar que vejam o resultado do tempo no casulo. 
Deixe que vejam apenas o resultado,
ele falará por si,
porque o que aconteceu no interior do casulo,
só diz respeito a você mesmo. 

salvar quem ?


A gente peca por querer salvar o mundo 
por que no processo, a gente perde a gente mesmo!

sábado, 24 de agosto de 2013

coisas pequenas e importantes


Algumas coisas que a gente deixa pra depois por negligência, por preguiça, porque nossas prioridades estão incorretas  e que embora tão pequenas, fazem tanta diferença no dia a dia, pra gente viver melhor,
essas eu quero pra vida toda!
Viajar,
Ler,
Ouvir música
e rir de si mesmo!

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

as emoções e a saúde


Já existem trabalhos especialmente focados para ajudar pessoas que somatizam as emoções, causando problemas - às vezes sérios - à saúde.
Jael Coaracy é uma especialista no assunto. Terapeuta, ela tem formação em Coaching Sistêmico e em Coaching Integrado, pelo Integrated Coaching Institute. É master pratitioner em programação neurolinguística e tem formação em hipnose Ericksoniana.
Ela parte de uma visão sistêmica da saúde - em que corpo, mente e emoções interagem e se influenciam todo o tempo - para ajudar seus clientes a resolverem dificuldades nos relacionamentos que interferem em bem estar.
Namoros complicados, casamentos em crise, insegurança, ciúmes, indecisão, infidelidade, solidão, entre outros são questões abordadas por ela. Jael Coaracy busca produzir ação para obter resultados.
Desta forma seus clientes mudam padrões de comportamento que não estão funcionando.
A importância desse trabalho pode ser comprovada por uma descoberta de cientistas americanos da Universidade de Rochester, nos Estados Unidos. Eles criaram uma nova ciência chamada Psiconeuroimunologia. Essa ciência evidenciou a influência e a grande ligação entre o Sistema Imunológico e o Sistema Nervoso Central das pessoas. Ou seja, fatores como crenças, comportamentos e relacionamentos influenciam em nosso estado de saúde. O desequilíbrio em um dos dois sistemas pode produzir doenças.
A ciência, igualmente, vem concluindo que a grande maioria dos distúrbios de saúde são de origem psicossomática. Sejam deficiências imunológicas, alergias, e toda sorte de infecções. Doenças psíquicas, como fobia, síndrome do pânico, transtornos adaptativos e por estresse também têm origem na forma como a mente processa as informações recebidas do meio ambiente.
Jael acredita que podemos controlar nossas emoções, evitando, assim, o aparecimento de doenças e tendo uma melhor qualidade de vida. O segredo é "não se deixar dominar por elas é desenvolver a auto-consciência". Confira a entrevista que o Cyber Diet fez com a especialista.
Entrevista com Jael Coaracy
Como podemos controlar nossas emoções e evitar o aparecimento de doenças para ter uma melhor qualidade de vida?
O passo número um para controlar as emoções e não se deixar dominar por elas é desenvolver a auto-consciência. Uma pessoa atenta aos seus processos internos pode desenvolver a habilidade
de escolher suas atitudes diante das circunstâncias. Não temos controle sobre o que nos acontece, mas podemos controlar nossas emoções e atitudes diante de qualquer acontecimento. Como? Através dos pensamentos que alimentamos e permitimos que se enraízem em nossas mentes, geramos emoções correspondentes.
Como manter um equilíbrio mínimo diante desses problemas a ponto de resguardar a nossa saúde?
Se não é possível evitar que um pensamento de desânimo, dúvida etc surjam na mente, cabe a cada um não permitir que esses pensamentos negativos se fixem. É simples assim: cada vez que um pensamento ruim vier à mente, substitua-o por outro, positivo.
Como assim?
Por exemplo: ao perceber que está pensando no passado, lamentando o que não fez em direção às emoções geradoras da frustração e da depressão, mude o foco. Em vez de pensar no que não fez, coloque atenção em tudo o que pode fazer de agora em diante. Pratique a aceitação do que já foi e perdoe o passado. Isso impede que as emoções negativas se reproduzam abrindo espaço para o desequilíbrio e as doenças. O exercício da consciência da qualidade dos seus pensamentos é poderoso e transformador.
Como se posicionar nessas situações de crise para evitar as doenças mencionadas?
Em situações de crise você pode escolher como se posicionar diante do que está vivendo. Pode lamentar e se colocar no papel da vítima, entregando seu poder para as circunstâncias. Pode, também, escolher fazer da crise a oportunidade de dar uma virada na vida. Descarte aquilo que não funciona para você e aprenda com as suas experiências.
Como superar os problemas?
Para superar obstáculos e dificuldades, mantenha o foco no momento presente. Uma crise é sempre temporária. Cabe a você não multiplicá-la e interromper as atitudes equivocadas produzidas no "modo automático". Cada um de nós é o estrategista da própria vida. Se algo não está bom para você e não está trazendo os resultados que desejava obter em sua vida, perceba o que pode aprender com isso.
E quando a sensação de fracasso se sobrepõe aos sentimentos?
Não existem fracassos, apenas resultados. Se não está obtendo o que deseja, mude seus pensamentos, suas ações e faça diferente. Isso permitirá que alcance seus objetivos. Ninguém é vítima de ninguém, tampouco de qualquer situação. Todas as suas experiências podem ser utilizadas para o seu crescimento e na direção da sua auto-realização.
Qual a sua dica para quem está passando por problemas do gênero?
Exercitando seu poder pessoal e fazendo a sua parte, tudo vai dar certo.
Por:
Editoria
Cyber Diet


quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Nora e sogra - a saga continua - parte 2













Até  apouco tempo atrás, parecia óbvio que os genros se indispusessem com suas sogras, que existisse  a implicância de ambas as partes e que, uma guerra declarada acontecia, cada vez que houvesse um encontro dos dois.
Hoje, no entanto, é entre a nora e  a sogra que a coisa tomou essa proporção. Logicamente as exceções confirmam a regra, muitas noras e sogras vivem como mães e filhas, há respeito mútuo e a convivência é pacífica, mas para a grande maioria das mulheres, ter que conviver (de perto) com a mãe do marido é tarefa de tirar o sono!
Uma vez ouvi de uma colega de trabalho que a sogra entrava dentro de sua casa e palpitava em tudo e ela, a principio, levou numa boa, tentando evitar conflito e aborrecimentos, mas a coisa chegou ao ponto de, na ausência da dona da casa, a sogra, arrumar as coisas do seu próprio jeito e até levar a roupa suja (do marido) para lavar e passar em casa, com o seguinte argumento: "eu estou ajudando". Sim ok, mas até onde essa "intromissão" não é 
vigilância, para ver o fluxo da casa e como a nora trata da roupa do marido ?
Outra amiga me confidenciou que a sogra solicitava tanto a presença do filho perto dela, que, ele passava mais tempo na casa dos pais do que na própria casa , e ligava incessantemente, até na hora do lazer dos dois, solicitando a presença do filho, com frases do tipo: "você me abandonou ?"
Situações com essas e outras mais, indicam como é dificil impor limites, dizer: "até aqui, você pode ir, depois disso, é minha responsabilidade , não sua"!
Uma coisa é certa, se o marido também não impõe o limite, a esposa fica numa situação de megera, aquela que arruma problema, uma conversa sincera, mas, principalmente deixar os limites claros ajuda muito!

sábado, 3 de agosto de 2013

みっちりねこマーチ - MitchiriNeko March

deixe ir



"Estou atravessando uma situação em minha vida, que me obriga a estar mais atenta à tudo o que faço, falo, e como me posiciono em algumas circunstâncias. Eu estou o tempo todo, com medo de errar, de tropeçar, de falhar. Isso mudou minha percepção das coisas, meu olhar sobre as pessoas e mesmo, meu olhar sobre quem eu sou e o que preciso mudar.
Ando triste, cansada e diria com uma amargura vestida de sorriso, não é que eu finja, é que não quero expor ainda mais minha vida, minhas cicatrizes, meus medos e frustrações.
Cada vez que saio de casa faço um esforço enorme pra não chorar,
pois me sinto muito só,
trabalho e muito,
mas não tenho tido alegria,
meus dias são cinzas e se eu não me esforçar, não saio da cama,
tenho vontade de me isolar,
e não conto nada  a ninguém, nem à meu marido, filhos ou parentes próximos,
tenho vivido uma vida covarde, porque não consigo romper com antigos hábitos,
não consigo sair de casa e deixar de lado, quem só me explora.
Um casamento falido que eu teimo em manter, talvez por medo de ficar só, ou porque sei que para os homens é mais fácil arrumar companhia, as mulheres estão sempre aí, na luta por alguém.
Encontrei seu blog por acaso e acho sua alma muito parecida com a minha, por favor, me diga alguma coisa."

Este é um email que recebi a ´poucos dias, confesso que fiquei assustada com tantos sentimentos e mais ainda, fiquei sem saber o que dizer pra essa pessoa aflita, o que dizer e como dar esperança, escrevi um email de volta com mil coisas, mas depois fiquei me sentindo inútil e pensando : "será que ajudei ?"
Mas uma coisa eu sei, todos nós de vez em quando não sabemos para onde ir, mas na maioria das vezes, o que mais precisamos fazer é deixar ir - deixar ir, sentimentos, laços, opiniões, convenções que nos obrigam a pensar e a aceitar nossa situação como, natural!
Desapegar-se é confuso, mas muitas vezes é nossa única saída!

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

relacionamento é



Isso porque todo relacionamento, exige de nós um esforço contínuo por mais paciência, mais delicadeza e mais sabedoria para saber a hora certa de ficar de ir, de calar e de falar.
Nem tudo o que você fizer, será reconhecido,
nem tudo o que der será recompensado ou aplaudido.
Por isso, 
precisamos cada vez mais de uma boa dose de desprendimento de nós mesmos
para entender que relacionamento também é doação, e que carregará muitas vezes alguma dose de sofrimento e de decepção,
mas que sempre valerá a pena!

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

quem sabe amanhã...

Sempre esperamos a semana que vem,


o mês que vai chegar


o ano novo,


pra depois descobrir que o que vale é hoje, é agora,
e que se esperarmos demais o tempo não volta e perdemos muito tempo esperando que,
simplesmente as coisas acontecessem como num passe de mágica, deixando que o tempo se encarregasse daquilo que é nossa obrigação
e que as coisas que acontecem (ou não) dependem da nossa ação
e que agora é o momento de ser,
de ter,
de realizar.
O grande desafio, é não deixar o tempo passar achando que as coisas se farão por elas mesmas
mas, no que depender da gente
acreditar que somos capazes de muito mais do que vemos,
somos muito mais do que fomos ontem,
e que o tempo é apenas uma embalagem das nossas conquistas!