quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Nora e sogra - a saga continua - parte 2













Até  apouco tempo atrás, parecia óbvio que os genros se indispusessem com suas sogras, que existisse  a implicância de ambas as partes e que, uma guerra declarada acontecia, cada vez que houvesse um encontro dos dois.
Hoje, no entanto, é entre a nora e  a sogra que a coisa tomou essa proporção. Logicamente as exceções confirmam a regra, muitas noras e sogras vivem como mães e filhas, há respeito mútuo e a convivência é pacífica, mas para a grande maioria das mulheres, ter que conviver (de perto) com a mãe do marido é tarefa de tirar o sono!
Uma vez ouvi de uma colega de trabalho que a sogra entrava dentro de sua casa e palpitava em tudo e ela, a principio, levou numa boa, tentando evitar conflito e aborrecimentos, mas a coisa chegou ao ponto de, na ausência da dona da casa, a sogra, arrumar as coisas do seu próprio jeito e até levar a roupa suja (do marido) para lavar e passar em casa, com o seguinte argumento: "eu estou ajudando". Sim ok, mas até onde essa "intromissão" não é 
vigilância, para ver o fluxo da casa e como a nora trata da roupa do marido ?
Outra amiga me confidenciou que a sogra solicitava tanto a presença do filho perto dela, que, ele passava mais tempo na casa dos pais do que na própria casa , e ligava incessantemente, até na hora do lazer dos dois, solicitando a presença do filho, com frases do tipo: "você me abandonou ?"
Situações com essas e outras mais, indicam como é dificil impor limites, dizer: "até aqui, você pode ir, depois disso, é minha responsabilidade , não sua"!
Uma coisa é certa, se o marido também não impõe o limite, a esposa fica numa situação de megera, aquela que arruma problema, uma conversa sincera, mas, principalmente deixar os limites claros ajuda muito!

0 comentários: